Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
No final do ano passado, a Deputada Federal Tabata Amaral apresentou o Projeto de Lei 6228/2023 construído em parceria com a Fiquem Sabendo (FS) com o objetivo de aperfeiçoar a preservação, organização e proteção de documentos e presentes da Presidência e da Vice-Presidência. De acordo com o cofundador e diretor de advocacy da FS, Bruno Morassutti, "Este projeto de lei irá assegurar maior transparência e melhor gestão ao acervo de presentes e documentos de Presidentes e Vice-Presidentes. Além disso, irá aprimorar a regulamentação da documentação sigilosa recebida pelos Chefes do Executivo após o fim de seus mandatos".
O Projeto de Lei altera a Lei nº 8.394, de 30 de dezembro de 1991, que prevê que desde a diplomação do presidente da República, os documentos e presentes privados devem constituir no acervo documental privado de presidentes da República, integrante do patrimônio cultural brasileiro e considerado de interesse público. O Projeto desenhado pela FS e pela Deputada Federal Tábata Amaral propõe alterações na Lei para garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural nacional e para mitigar riscos de enriquecimento sem causa de autoridades em razão de suas funções públicas.
Dessa forma, a Lei será compatibilizada a decisões do Tribunal de Contas da União e passará a alcançar os acervos de vice-presidentes da República. A Lei n° 8.394/1991 também é compatibilizada à Lei nº 12.527/2011, mais conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), possibilitando que a sociedade brasileira tenha amplo acesso aos acervos privados presidenciais, para fins de estudo ou trabalho de caráter técnico, acadêmico ou jornalístico.
Na justificativa do PL, apresentou-se que: "A história tem demonstrado uma série de problemas relatados pela imprensa brasileira quanto ao acervo dos ex-presidentes da República, sobretudo durante os períodos de transição de mandatários . O projeto de lei, elaborado em parceria com a organização Fiquem Sabendo, tenta resolver tais problemas, dificultando o enriquecimento sem causa de autoridades públicas, mitigando riscos de danos à imagem da Presidência da República e, principalmente, preservando a história brasileira."
Em 2022, a FS já havia colaborado com a deputada para o PL 2725/2022, que garante transparência para os dados educacionais. O PL aguarda aprovação do Senado. O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Professora Goreth (PDT-AP), segundo o qual os governos deverão tornar disponível ao público, em meio eletrônico, informações acessíveis referentes aos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais de ensino, com dados sobre o número de vagas disponíveis e preenchidas por instituição de ensino, lista de espera e de reserva de vagas; as bolsas e auxílios para estudo e pesquisa concedidos aos estudantes, pesquisadores ou professores; estatísticas relativas a fluxo e rendimento escolar; entre outros. Saiba mais.
Outros seis projetos sugeridos por nós já aguardam votação na Câmara. Conheça os projetos
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.