Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie

CLIMA EM DADOS ABERTOS

Biblioteca de informações climáticas

A informação é uma ferramenta de poder — e o Fiscais do Clima existe para garantir que ela esteja nas mãos de quem mais precisa dela. Esta biblioteca reúne conteúdos que ajudam comunidades, comunicadores e organizações a acessar, entender e fiscalizar os investimentos públicos destinados ao enfrentamento da crise climática no Brasil.

Reunimos aqui materiais produzidos pela Fiquem Sabendo a partir da Lei de Acesso à Informação (LAI), além de fontes públicas de dados, relatórios e documentos de terceiros.

Se você conhece materiais relevantes ou deseja sugerir temas que deveriam fazer parte deste repositório, convidamos você a contribuir entrando em contato.

Aqui você encontrará:

🌱FISCAIS DO CLIMA

O Fiscais do Clima é um projeto da Fiquem Sabendo que tem como missão fortalecer a transparência ambiental no Brasil, ampliando o acesso público a informações sobre financiamento e políticas de enfrentamento à crise climática.

Acreditamos que o controle social só é possível com acesso qualificado à informação. No campo das políticas climáticas, isso significa tornar visíveis os fluxos de recursos, os planos de ação dos governos e as responsabilidades de cada órgão público — especialmente em contextos historicamente marcados pela opacidade. Com nossa experiência no uso estratégico da Lei de Acesso à Informação (LAI), buscamos aplicar esse conhecimento para revelar onde, como e com quem estão os investimentos destinados à ação climática, e apoiar comunidades diretamente impactadas na fiscalização desse processo.

Combinando jornalismo de dados, incidência por transparência e educação cívica, a Fiquem Sabendo atua como ponte entre o direito de saber e a capacidade de agir. No Fiscais do Clima, essa abordagem se volta para os territórios mais afetados pelas mudanças climáticas, conectando cidadania e justiça socioambiental por meio da informação pública.

A iniciativa promove a formação de lideranças comunitárias, comunicadores locais e ativistas socioambientais, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, para que possam usar ferramentas como a Lei de Acesso à Informação (LAI) na fiscalização de recursos públicos e na defesa dos direitos socioambientais.

Objetivos do projeto:

  • Utilizar a Lei de Acesso à Informação (LAI) para solicitar, abrir e disponibilizar dados públicos ambientais
  • Produzir e disponibilizar relatórios com análises de transparência ambiental e propostas de melhorias.
  • Capacitar comunidades tradicionais e ativistas para acessar e monitorar dados sobre investimentos públicos relacionados à ação climática
  • Realizar oficinas presenciais de formação e construção de redes regionais de fiscalização.
  • Desenvolver e publicar conteúdos educativos sobre transparência ambiental e financiamento climático, especialmente por meio da WikiLAI e da newsletter Don't LAI to Me

O projeto é financiado pela Plataforma Green Accountability e a Fiquem Sabendo é uma das cinco organizações brasileiras selecionadas para integrar esse consórcio global.

🌎 PLATAFORMA GREEN ACCOUNTABILITY

A Plataforma Green Accountability é uma iniciativa internacional que busca fortalecer a transparência, a participação pública e a responsabilização na governança do financiamento climático. Liderada pelo World Resources Institute (WRI), pela Huairou Commission e pela SouthSouthNorth, com apoio do Banco Mundial, a plataforma apoia 25 organizações da sociedade civil em países do Sul Global: Bangladesh, Brasil, Camarões, México e Senegal.

A proposta parte de um princípio claro: quem vive na linha de frente da crise climática deve também ocupar o centro das decisões sobre como os recursos são alocados e fiscalizados. Para isso, a Green Accountability promove o acesso a dados públicos climáticos, o fortalecimento de redes locais de fiscalização, a aplicação de mecanismos de participação cidadã e a atuação conjunta em processos globais de formulação de políticas.

No Brasil, cinco organizações foram selecionadas para integrar essa rede:

Cada organização atua de forma complementar para fortalecer a transparência, o monitoramento do financiamento climático e o controle social sobre políticas públicas ambientais. Em conjunto, essas iniciativas formam a Comunidade de Prática (CoP) da Green Accountability no Brasil, espaço de troca de experiências, fortalecimento de redes e construção de soluções conjuntas para promover justiça climática. Leia mais sobre a iniciativa e o lançamento da Comunidade de Prática da Green Accountability na matéria completa.

📊 DADOS ABERTOS POR NÓS

A Fiquem Sabendo atua diariamente para democratizar o acesso à informação pública no Brasil, inclusive sobre temas socioambientais e climáticos, disponibilizando informações fundamentais para a fiscalização de políticas públicas ambientais, de financiamento climático e da gestão de recursos naturais. Além de disponibilizar esses dados ao público, a Fiquem Sabendo também compartilha investigações e análises exclusivas por meio da sua newsletter Don't LAI to Me, que quinzenalmente entrega conteúdo direto sobre transparência pública, meio ambiente, justiça climática e governança de dados.

Alguns dos dados inéditos já abertos:

Quer acompanhar investigações inéditas e atualizações quinzenais? Inscreva-se para receber nossa Newsletter.

📚 WIKILAI: ENCICLOPÉDIA DE INFORMAÇÕES PÚBLICAS DE FORMA SIMPLES

Em formato de enciclopédia digital e em linguagem acessível, a WikiLAI reúne verbetes que explicam direitos, instrumentos legais e caminhos para usar a informação pública como ferramenta de transformação social.

No contexto do Fiscais do Clima, a WikiLAI também apoia a difusão de conteúdos voltados para o direito à informação ambiental, políticas públicas e direitos socioambientais, fortalecendo a formação de comunidades e lideranças locais.

Explore alguns dos nossos verbetes temáticos relacionados à justiça climática e socioambiental:

Você pode acessar a WikiLAI completa em: https://wikilai.fiquemsabendo.com.br

📈 BIBLIOTECA: ESTUDO E PESQUISA

Para fortalecer o controle social, a transparência ambiental e a justiça climática, reunimos aqui materiais de referência elaborados por instituições parceiras ou especializadas na produção e análise de dados públicos sobre meio ambiente e mudanças climáticas.

Monitoramento Climático e Impactos Ambientais

Transparência, Dados Públicos e Controle Social

Comunicação, Educação e Engajamento Público

Justiça Climática e Povos Tradicionais

📱SIGA NAS REDES

  • Ailton Krenak

    Intelectual, escritor e ativista da causa indígena e ambiental brasileira.

  • Alice Pataxó

    Comunicadora e ativista jovem, referência no movimento indígena e ambientalista.

  • Alessandra Korap

    Líder indígena Munduruku, reconhecida internacionalmente pela defesa dos territórios da Amazônia.

  • Bárbara Carine

    Cientista, educadora e ativista antirracista, conecta justiça racial, educação e meio ambiente.

  • Raimundo Quilombo

    Ativista quilombola focado em direitos territoriais e socioambientais.

  • Samela Sateré Mawé

    Jovem liderança indígena amazônica, comunicadora e defensora dos direitos dos povos originários.

  • Sonia Guajajara

    Ministra dos Povos Indígenas, liderança histórica do movimento indígena e ambiental.

  • Tukumã Pataxó

    Jovem comunicador indígena e ativista da causa climática.

  • Txai Suruí

    Jovem ativista indígena, destaque em pautas globais de direitos indígenas e crise climática.

🔎 ACOMPANHE QUEM MAIS ESTÁ DE OLHO NO CLIMA

Diversas organizações no Brasil e no mundo também atuam para fortalecer a justiça climática, proteger o meio ambiente e garantir o acesso à informação. Reunimos abaixo uma seleção de instituições que produzem conteúdos relevantes e que podem ampliar ainda mais seu conhecimento e sua atuação.

Organizações brasileiras

Organizações Internacionais

Quem Somos

SobreEquipePrestação de ContasCompromissos públicos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image