Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraA informação é uma ferramenta de poder — e o Fiscais do Clima existe para garantir que ela esteja nas mãos de quem mais precisa dela. Esta biblioteca reúne conteúdos que ajudam comunidades, comunicadores e organizações a acessar, entender e fiscalizar os investimentos públicos destinados ao enfrentamento da crise climática no Brasil.
Reunimos aqui materiais produzidos pela Fiquem Sabendo a partir da Lei de Acesso à Informação (LAI), além de fontes públicas de dados, relatórios e documentos de terceiros.
Se você conhece materiais relevantes ou deseja sugerir temas que deveriam fazer parte deste repositório, convidamos você a contribuir entrando em contato.
Aqui você encontrará:
O Fiscais do Clima é um projeto da Fiquem Sabendo que tem como missão fortalecer a transparência ambiental no Brasil, ampliando o acesso público a informações sobre financiamento e políticas de enfrentamento à crise climática.
Acreditamos que o controle social só é possível com acesso qualificado à informação. No campo das políticas climáticas, isso significa tornar visíveis os fluxos de recursos, os planos de ação dos governos e as responsabilidades de cada órgão público — especialmente em contextos historicamente marcados pela opacidade. Com nossa experiência no uso estratégico da Lei de Acesso à Informação (LAI), buscamos aplicar esse conhecimento para revelar onde, como e com quem estão os investimentos destinados à ação climática, e apoiar comunidades diretamente impactadas na fiscalização desse processo.
Combinando jornalismo de dados, incidência por transparência e educação cívica, a Fiquem Sabendo atua como ponte entre o direito de saber e a capacidade de agir. No Fiscais do Clima, essa abordagem se volta para os territórios mais afetados pelas mudanças climáticas, conectando cidadania e justiça socioambiental por meio da informação pública.
A iniciativa promove a formação de lideranças comunitárias, comunicadores locais e ativistas socioambientais, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, para que possam usar ferramentas como a Lei de Acesso à Informação (LAI) na fiscalização de recursos públicos e na defesa dos direitos socioambientais.
O projeto é financiado pela Plataforma Green Accountability e a Fiquem Sabendo é uma das cinco organizações brasileiras selecionadas para integrar esse consórcio global.
A Plataforma Green Accountability é uma iniciativa internacional que busca fortalecer a transparência, a participação pública e a responsabilização na governança do financiamento climático. Liderada pelo World Resources Institute (WRI), pela Huairou Commission e pela SouthSouthNorth, com apoio do Banco Mundial, a plataforma apoia 25 organizações da sociedade civil em países do Sul Global: Bangladesh, Brasil, Camarões, México e Senegal.
A proposta parte de um princípio claro: quem vive na linha de frente da crise climática deve também ocupar o centro das decisões sobre como os recursos são alocados e fiscalizados. Para isso, a Green Accountability promove o acesso a dados públicos climáticos, o fortalecimento de redes locais de fiscalização, a aplicação de mecanismos de participação cidadã e a atuação conjunta em processos globais de formulação de políticas.
No Brasil, cinco organizações foram selecionadas para integrar essa rede:
Cada organização atua de forma complementar para fortalecer a transparência, o monitoramento do financiamento climático e o controle social sobre políticas públicas ambientais. Em conjunto, essas iniciativas formam a Comunidade de Prática (CoP) da Green Accountability no Brasil, espaço de troca de experiências, fortalecimento de redes e construção de soluções conjuntas para promover justiça climática. Leia mais sobre a iniciativa e o lançamento da Comunidade de Prática da Green Accountability na matéria completa.
A Fiquem Sabendo atua diariamente para democratizar o acesso à informação pública no Brasil, inclusive sobre temas socioambientais e climáticos, disponibilizando informações fundamentais para a fiscalização de políticas públicas ambientais, de financiamento climático e da gestão de recursos naturais. Além de disponibilizar esses dados ao público, a Fiquem Sabendo também compartilha investigações e análises exclusivas por meio da sua newsletter Don't LAI to Me, que quinzenalmente entrega conteúdo direto sobre transparência pública, meio ambiente, justiça climática e governança de dados.
Alguns dos dados inéditos já abertos:
Mostra a quantidade de multas ambientais aplicadas e o número de prescrições por inércia administrativa. Inclui metas anuais de prescrição estabelecidas pelo Ibama.
Mostra informações como número do processo, valor da multa, localização e unidade do Ibama responsável.
Análise realizada pela Fiquem Sabendo, via Agenda Transparente, mapeando 756 compromissos registrados nas agendas de autoridades do governo federal relacionados à participação e preparação para as conferências climáticas.
Levantamento realizado pela Fiquem Sabendo via LAI, mapeando a composição e a distribuição do quadro de funcionários do Ibama entre as unidades da federação.
Estudo inédito da Fiquem Sabendo em parceria com ((o))eco revela a omissão de órgãos ambientais federais e estaduais no monitoramento de mortes de fauna em canais de irrigação.
Quer acompanhar investigações inéditas e atualizações quinzenais? Inscreva-se para receber nossa Newsletter.
Em formato de enciclopédia digital e em linguagem acessível, a WikiLAI reúne verbetes que explicam direitos, instrumentos legais e caminhos para usar a informação pública como ferramenta de transformação social.
No contexto do Fiscais do Clima, a WikiLAI também apoia a difusão de conteúdos voltados para o direito à informação ambiental, políticas públicas e direitos socioambientais, fortalecendo a formação de comunidades e lideranças locais.
Explore alguns dos nossos verbetes temáticos relacionados à justiça climática e socioambiental:
Você pode acessar a WikiLAI completa em: https://wikilai.fiquemsabendo.com.br
Para fortalecer o controle social, a transparência ambiental e a justiça climática, reunimos aqui materiais de referência elaborados por instituições parceiras ou especializadas na produção e análise de dados públicos sobre meio ambiente e mudanças climáticas.
Relatório internacional que destaca os impactos extremos das mudanças climáticas.
Plataforma pública de monitoramento contínuo da situação das secas no Brasil.
Estudo jornalístico sobre os investimentos necessários para restaurar áreas desmatadas.
Análise sobre os impactos econômicos globais de um aquecimento extremo.
Estudo acadêmico sobre a biodiversidade única do bioma.
Notícia sobre redescoberta de espécie animal ameaçada, com dados de conservação.
Guia investigativo sobre ondas de calor.
Estudo sobre a relação entre clima, saúde pública e engajamento.
Reflexão sobre o papel da credibilidade e da mídia digital.
Relatório sobre impacto climático na educação infantil e adolescente.
Levantamento sobre impactos do desmatamento e da falta de demarcação.
Ensaio que conecta colonialismo, racismo e crise ambiental.
Conteúdo sobre saberes tradicionais preservados por comunidades quilombolas.
Intelectual, escritor e ativista da causa indígena e ambiental brasileira.
Comunicadora e ativista jovem, referência no movimento indígena e ambientalista.
Líder indígena Munduruku, reconhecida internacionalmente pela defesa dos territórios da Amazônia.
Cientista, educadora e ativista antirracista, conecta justiça racial, educação e meio ambiente.
Ativista quilombola focado em direitos territoriais e socioambientais.
Jovem liderança indígena amazônica, comunicadora e defensora dos direitos dos povos originários.
Ministra dos Povos Indígenas, liderança histórica do movimento indígena e ambiental.
Jovem comunicador indígena e ativista da causa climática.
Jovem ativista indígena, destaque em pautas globais de direitos indígenas e crise climática.
Diversas organizações no Brasil e no mundo também atuam para fortalecer a justiça climática, proteger o meio ambiente e garantir o acesso à informação. Reunimos abaixo uma seleção de instituições que produzem conteúdos relevantes e que podem ampliar ainda mais seu conhecimento e sua atuação.