Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
A Fiquem Sabendo (FS) inaugurou na 64ª edição de sua newsletter, a Don't LAI to me, a seção "Saúde em Dados", elaborada pela cofundadora e conselheira da FS, Fabiana Cambricoli. A novidade é resultado do apoio concedido pelo International Center for Journalists (ICFJ) a um projeto da FS, por meio da ECA Alumni Engagement Grant.
A bolsa é ofertada a jornalistas para o desenvolvimento de projetos que fomentem o jornalismo e o controle social, e será utilizada pela FS para atender cada vez mais o público da Don't LAI to me. Com este apoio, a equipe pretende melhorar as métricas, bem como o visual e o conteúdo da newsletter.
"A parceria com o ICFJ vem em uma boa hora, pois estamos evoluindo com a newsletter, já temos mais de 6 mil assinantes de diversas áreas. E com esse apoio, poderemos melhorar cada vez mais o serviço, por meio da análise dos dados dos inscritos e também com uma oferta maior de dados abertos", conta Toledo.
Como parte do investimento no conteúdo, o Saúde em Dados divulgou em sua estreia dados sobre cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o primeiro ano da pandemia. A seção mostrou também, aos assinantes da Don't LAI to me, como acessar essas informações diretamente no portal do Datasus, do Ministério da Saúde. A edição pode ser conferida neste link.
O objetivo do Saúde em Dados é apresentar análises de dados das bases públicas e, principalmente, tutoriais para jornalistas de como encontrar determinados dados no portal do Datasus com recortes regionalizados. A jornalista Fabiana Cambricoli explica: "As bases de dados disponíveis no Datasus são super ricas para entendermos e reportarmos sobre a saúde populacional e a realidade do sistema de saúde brasileiro, mas são pouco exploradas por estarem disponíveis de forma não muito amigável".
Especializada na cobertura de saúde e ciência, Cambricoli já atuou em redações de grandes veículos, como Estadão e Grupo Folha, e foi repórter fellow na ProPublica, portal de jornalismo investigativo em Nova York.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”