Home > Saúde > Com pandemia, número de cirurgias no SUS cai 18%; veja índice do seu Estado

Com pandemia, número de cirurgias no SUS cai 18%; veja índice do seu Estado

///
Comentários desabilitados

O número de procedimentos cirúrgicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu 18,8% em 2020, ano do início da pandemia no País, em comparação com 2019. 

De acordo com dados tabulados pela Fiquem Sabendo no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), disponível no portal do Datasus, do Ministério da Saúde, foram 938.269 procedimentos cirúrgicos a menos no ano passado.

Com o surto de coronavírus, muitos atendimentos eletivos (não urgentes) foram cancelados ou adiados, o que pode explicar a queda no número de cirurgias.

Nos dados tabulados pela Fiquem Sabendo, é possível ver os números e índices por Estado. Acesse a planilha aqui. Mas caso decida utilizá-los em uma reportagem, recomendamos que os índices sejam checados  com as respectivas Secretarias Estaduais da Saúde.

Caso queira aprender como tabular esse tipo de dado, siga o tutorial abaixo:

  • Entre na página de tabulação de dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) no portal do Datasus
  • Escolha no menu “abrangência geográfica”, do lado direito da página (acima do mapa do Brasil), a opção “Brasil por Região e Unidade da Federação”
  • Após a abertura do tabulador, escolha “Região/Unidade da Federação” no campo da linha e “ano processamento” no campo coluna
  • No campo “períodos disponíveis”, escolha todos os meses referentes a 2019 e 2020, anos que vamos comparar
  • Nas seleções disponíveis, escolha “procedimentos cirúrgicos” no campo grupo procedimento
  • Ao final, clique em “Mostra”. O resultado tabulado será mostrado e poderá ser exportado como arquivo do tipo .csv

________________________________________

Este conteúdo saiu primeiro na edição #64 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.