Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Em 2023, revelamos os gastos do cartão corporativo do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus antecessores desde 2003 — talvez você já conhecesse a Fiquem Sabendo, mas com certeza lembra desse caso, que aliás nos rendeu prêmios este ano!
Escaneamos milhares de notas fiscais em Brasília, pressionamos o governo para agilizar a digitalização (e seguimos cobrando prazos) e criamos um repositório na plataforma DocumentCloud com apoio da Muckrock Foundation, organização especializada na Lei de Acesso à Informação dos EUA (a FOIA). Neste verbete da WikiLAI explicamos como funciona o cartão corporativo no governo federal e onde encontrar dados.
Na coleção mais recente publicada pela FS no DocumentCloud, você encontra notas fiscais que detalham gastos com cartões corporativos da Vice-presidência da República no governo Bolsonaro referentes a despesas entre 01/01/2019 e 31/12/2019 em cartões do ex-vice-presidente e atual senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Na plataforma, você pode fazer buscas específicas por palavras-chave para identificar fornecedores e locais desses gastos.
As notas foram publicadas pela FS exatamente como foram disponibilizadas pela Vice-presidência da República no Portal da Transparência, a diferença é que o site do governo não oferece filtros de busca por termos específicos, como no repositório da FS.
Consulte aqui os gastos de Mourão em 2019 e aqui todas as notas do nosso arquivo, que inclui gastos de Bolsonaro escaneados por nossa equipe no Pavilhão de Metas e documentos digitalizados pela Vice-Presidência com gastos de Mourão em 2019 e 2020. Ainda não há dados completos de 2021 e nenhuma digitalização de 2022 da Vice-presidência. A Presidência sequer iniciou a disponibilização de documentos digitalizados.
Seguiremos cobrando em 2024!
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.