Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
A deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP) apresentou, no dia 9 de setembro, o Projeto de Lei 3101/2021 na Câmara dos Deputados. A ideia do PL foi sugerida à deputada pela Fiquem Sabendo (FS) e tem por objetivo alterar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para assegurar a transparência de informações sobre agentes públicos e agentes privados que recebam ou gerenciem recursos públicos.
Apesar de ter sido criada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, a LGPD tem sido utilizada de forma indevida pelo poder público, que tem se apoiado na legislação para equivocadamente ocultar dados que deveriam estar acessíveis para toda a sociedade.
Como agência de dados especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI), a Fiquem Sabendo tem acompanhado de perto como a LGPD tem protagonizado negativas de pedidos de acesso à informação feitos via LAI. Recentemente, a agência divulgou em sua newsletter, a Don’t LAI to me, que ao menos 79 pedidos negados com base na LGPD chegaram à Controladoria-Geral da União (CGU). A CGU é o órgão responsável por dar a palavra final sobre os pedidos feitos via LAI, junto à Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI).
Em junho deste ano, a FS chegou a denunciar que o governo federal utilizou a LGPD para fechar o acesso a relatórios de trabalho escravo no Brasil. Anteriormente, diversas solicitações por acesso aos documentos já haviam sido feitas por meio da LAI e atendidas. Esses relatórios foram essenciais inclusive para centenas de reportagens e pesquisas que mostram como grandes empresas colaboraram para a manutenção do trabalho escravo no país.
Com o PL 3101/2021, busca-se a inclusão de dispositivos na LGPD para esclarecer o alcance e âmbito de aplicação da Lei, a fim de reduzir a probabilidade da lei ser equivocadamente utilizada para fundamentar negativas de acesso a informações públicas.
Cofundador e coordenador de Advocacy da Fiquem Sabendo, o advogado Bruno Morassutti reforça que a proteção da privacidade e dados pessoais de cidadãos é extremamente importante na sociedade atual. No entanto, lembra que “os cidadãos possuem o direito fundamental de saber quem, como e o porquê da utilização do dinheiro público, quando estamos lidando com a administração pública”.
“Esperamos que este PL seja aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República como forma de fortalecer a transparência pública”, conclui Morassutti.
Você conhece alguma base de dados que foi retirada do ar por causa da LGPD? Teve algum pedido de LAI negado por conta de tal lei? A Fiquem Sabendo está com um formulário aberto para reunir esses casos. Para registrar o seu, clique aqui.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.