Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Relatório de inteligência do Grupo Secreto Central de Inteligência da CIA, classificado como secreto até sua liberação pela equipe do MuckRock, indica que a agência monitorava atividades comunistas no Brasil e na América do Sul durante a Guerra Fria.
O MuckRock é uma organização americana especializada na Lei de Acesso à Informação dos Estados Unidos (Freedom of Information Act, ou FOIA). Desde o início do ano passado a Fiquem Sabendo é parceira oficial do MuckRock, com acesso e direito de republicação do material produzido pela entidade.
O documento foi traduzido para o projeto "LAI e FOIA: diálogos transparentes Brasil-EUA", realizado com apoio do International Center for Journalistas (ICFJ) - instituição global para promoção do jornalismo.
O texto, transcrição de um despacho enviado do Rio de Janeiro em 28 de março de 1947, revela que um informante anônimo contou a um jornal que os integrantes do Partido Comunista do Brasil, atual Partido Comunista Brasileiro (PCB), estariam organizando vinte brigadas de choque no Distrito Federal.
“Ele apontou como os comunistas no Brasil, assim como em todo o mundo, estão penetrando insidiosamente em escolas, fábricas e plantações, organizando à moda de Hitler jovens inexperientes em milícias partidárias que serão utilizadas em um momento oportuno, se necessário, em face da tendência dos eventos nas Américas”, alertava o texto.
Em maio do mesmo ano, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu pela cassação do registro do PCB, com o argumento de que o partido violava a Constituição Federal de 1946, por supostamente promover ações antidemocráticas.
De acordo com o informante citado no despacho, as brigadas não se restringiam à capital brasileira, mas “ocupavam todo o país”, não mencionando precisamente a quais regiões se referia. Segundo o relatório, os militares que possuíam veículos seriam convocados em caso de necessidade.
O relato interceptado pela CIA também aponta para a união entre o Partido Comunista do Brasil e o Partido Comunista dos Estados Unidos e alerta para um cenário de “sabotagem” em caso de guerra entre Estados Unidos e União Soviética, no qual as indústrias da América do Sul não seriam aliadas da potência norte-americana. “O regimento sindical e o alinhamento em indústrias com bases na América do Sul, principalmente na Bolívia e no Brasil, estão sendo ativados”, ressalta o informe.
Acesse o documento na íntegra aqui.
Assista às entrevistas com especialistas americanos e brasileiros, realizadas com apoio do International Center for Journalistss (ICFJ):
Veja outros documentos liberados pelo MuckRock:
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.