Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Ao menos 89 reuniões e compromissos públicos ocorreram no Executivo federal para acompanhar e discutir a crise Yanomami desde janeiro de 2023, segundo levantamento feito pela ferramenta Agenda Transparente, da Fiquem Sabendo, que raspa dados de agendas públicas do governo federal. A maior parte desses compromissos ocorreu no mês de fevereiro, com pelo menos 37 eventos. No entanto, a frequência dos encontros tem diminuído com o passar dos meses. Em maio, foram três compromissos registrados até o dia 25.
O Ministério da Saúde e a Fiocruz foram as instituições que mais tiveram agendas relacionadas ao tema durante o período: pelo menos 24 compromissos ligados à crise Yanomami foram identificados na agenda da Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Patrícia Canto Ribeiro, e 10 na agenda da ministra da Saúde, Nísia Trindade. De acordo com a Agenda Transparente, o presidente Lula teve ao menos dois compromissos oficiais relacionados ao tema.
A Agenda Transparente é uma ferramenta da Fiquem Sabendo para monitorar as agendas de autoridades do Poder Executivo Federal, com alertas, insights e análises de dados. A plataforma está em versão beta, com um grupo de usuários de teste. Registre-se aqui para ser avisado do lançamento oficial.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”