Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe do Fiquem Sabendo FS
Para mapear quantos e quais militares da ativa são sócios de empresas privadas, tivemos de baixar as planilhas nos sites do governo e fazer um cruzamento das bases de dados com o aplicativo DB Browser, que cria e processa bases de dados relacionais em formato SQLite.
Primeiro, baixamos as planilhas referentes a julho de 2023 (últimas disponíveis), com os nomes e os cargos de cada um dos militares da ativa. Abrimos o arquivo “202307_Cadastro.csv” para militares da ativa, para, ao editar o documento, localizar e remover pontos, hífens e barras do CPF parcial de cada militar que aparece nessa planilha.
Na sequência, baixamos todas as planilhas de sócios, empresas e estabelecimentos no site de Dados Abertos da Receita Federal, com os últimos dados disponibilizados, referentes a outubro de 2023. Eram 10 planilhas de sócios, outras 10 de empresas e outras 10 de estabelecimentos.
Juntamos todas as planilhas de sócios em uma só planilha – fizemos isso também com empresas e estabelecimentos. Para isso, juntamos as 10 planilhas de cada tipo, em uma respectiva pasta (ex: C:\socios). Feito isso, entramos no programa terminal do Windows e, com o comando CD, acessamos a respectiva pasta de cada grupo. Por exemplo, ao escrever CD sócios no C:\, abrimos a pasta C:\socios. Já para retornar ao C:\ é só digitar CD.. (CD seguido de dois pontos). Uma vez dentro da pasta de sócios, por exemplo, digitamos ainda no terminal o comando "copy *.csv sociostodos.csv" (isso juntou 10 planilhas de sócios em uma só com o nome sociostodos.csv).
A partir daí, tivemos de migrar para um aplicativo de criação de bancos de dados em SQLite, para fazer os cruzamentos. Usamos o app DB Browser for SQLite, gratuito e com o código aberto (https://sqlitebrowser.org). Lá, criamos uma nova base de dados e importamos nela cada planilha combinada (sociostodos, empresastodas, etc), mantendo cada campo com o formato de TEXTO. Importamos também a planilha de militares da ativa das Forças Armadas, da qual já havíamos removido caracteres como ponto e hífen do CPF parcial de cada militar.
Aí, escrevemos o seguinte código na aba "Executar SQL" (em português) ou "Execute SQL" (em inglês), do aplicativo, para adicionar uma coluna CNPJ em estabelecimentos e copiar também essa coluna com o CNPJ completo (14 dígitos para cada empresa), para a tabela empresas. Fizemos essa inclusão e montagem do CNPJ completo com a seguinte execução de código SQL na aba "Executar SQL":
ALTER TABLE estabelecimento ADD COLUMN CNPJ TEXT;
Esse comando criou a coluna para listar o CNPJ completo de 14 dígitos, mas aí precisamos executar um outro comando para que cada parte do CNPJ na tabela seja concatenada e forme um só numeral. Fazemos isso com o seguinte código na aba "Executar SQL":
UPDATE estabelecimento SET CNPJ = printf('%08d%04d%02d', CNPJ_BASICO, CNPJ_ORDEM, CNPJ_DV);
Feita essa inclusão da coluna do CNPJ com 14 dígitos em cada linha de estabelecimento, fizemos também a inclusão desse CNPJ completo na tabela socios, com os seguintes comandos.
ALTER TABLE socios ADD COLUMN CNPJ TEXT;
Depois de criada a coluna, escrevemos de novo na aba "Executar SQL":
UPDATE socios SET CNPJ = printf('%08d%04d%02d', estabelecimento.CNPJ_BASICO, estabelecimento.CNPJ_ORDEM, estabelecimento.CNPJ_DV);
Fizemos a mesma coisa acima para a tabela empresas, com os mesmos códigos. Basta trocar o nome da tabela, de socios para empresas, por exemplo: UPDATE empresas, etc.
Daí cruzamos a planilha de militares da ativa com a planilha de sócios com os comandos:
SELECT DISTINCT
socios.cnpj_basico,
socios.cnpj,
militares.NOME,
empresas.razao_social
FROM
empresas
INNER JOIN militares ON socios.nome_socio=militares.NOME_RAZAO
INNER JOIN socios ON empresas.cnpj_basico=militares.cnpj_basico
WHERE socios.cnpj_basico=empresas.cnpj_basico;
Pronto, assim será gerada uma planilha com a empresa de cada militar da ativa. A planilha pode ser exportada em formato CSV pelo DB Browser.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #112 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.