Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraLuana Brasil
Nesta segunda-feira (12), a Fiquem Sabendo (FS) publicou o último relatório do projeto Lobby na Comida, que analisa a influência de lobistas e empresas do agronegócio e da indústria química no período em que foram discutidas mudanças regulatórias e tributárias para os agrotóxicos.
O relatório “Regulamentação de agrotóxicos: o trânsito de lobistas no Executivo federal em meio à definição de novas regras” mapeia e contextualiza os compromissos de autoridades do governo federal com representantes de empresas e entidades que defendem os agrotóxicos no período de outubro de 2022 a agosto de 2024, época em que se discutiam a Reforma Tributária e a Nova Lei de Agrotóxicos, nascida do PL do Veneno.
O estudo foi realizado em parceria com o site O Joio e O Trigo, que produziu uma série de reportagens para revelar os bastidores da atuação do lobby para influenciar nos rumos das decisões políticas sobre agrotóxicos.
Conforme dados da plataforma gratuita Agenda Transparente, desenvolvida pela FS para monitorar compromissos públicos, foram registradas 752 reuniões de autoridades do Executivo federal com lobistas de empresas e entidades defensoras dos agrotóxicos, o que representa a ocorrência de ao menos 1 reunião de autoridades com esses agentes privados a cada 4 horas e 48 minutos no período analisado – considerando horas úteis da jornada de trabalho e excluindo fins de semana, feriados e pontos facultativos nacionais.
Os meses com maior ocorrência de registros de reuniões foram maio e abril de 2024, com 70 e 67 agendas, respectivamente.
Foi justamente em abril que o Ministério da Fazenda enviou o projeto de regulamentação da Reforma Tributária sem incluir os agrotóxicos no recém criado Imposto Seletivo, também chamado de "imposto do pecado", que visa aumentar a taxação de produtos prejudiciais à saúde. Em maio, o Congresso Nacional derrubou metade dos vetos do presidente Lula à Nova Lei dos Agrotóxicos, tirando Ibama e Anvisa do processo de aprovação de novos produtos.
Veja a linha do tempo no gráfico abaixo:
Os achados também foram publicados na edição #130 da newsletter Don’t LAI to Me.
Confira a íntegra do relatório
Esse é o último relatório do projeto Lobby na Comida, que ao mapear eventuais conflitos de interesse em políticas públicas de alimentação, busca demonstrar como os registros oficiais dos compromissos de autoridades públicas podem ser uma fonte de estudo científico e investigação jornalística sobre a atuação de lobistas durante importantes momentos decisórios.
No primeiro relatório, lançado em novembro de 2023, monitoramos 1.810 compromissos das autoridades do governo federal com o tema da Reforma Tributária e analisamos como a indústria de ultraprocessados se mobilizou ao longo da tramitação da reforma no Legislativo.
Já no segundo relatório, lançado em maio de 2024, mostramos as principais políticas de combate à fome adotadas pelo governo federal a partir das recomendações do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), além dos compromissos das autoridades do Executivo federal com representantes da indústria alimentícia para tratar da agenda de insegurança alimentar.
O projeto Lobby na Comida, realizado pela Fiquem Sabendo, conta com apoio dos institutos Ibirapitanga e Serrapilheira.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”