Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
MEIO AMBIENTE

COP30: levantamento inédito mostra ritmo de reuniões a um ano do evento no Brasil

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 16/12/2024
Atualizado em: 17/12/2024

Marcada para novembro de 2025 em Belém (PA), a COP30 é o evento de maior expectativa de projeção internacional do Brasil a ser sediado no país ano que vem. A Fiquem Sabendo (FS) realizou um levantamento abrangendo compromissos oficiais registrados nas agendas de autoridades do governo federal nos últimos dois anos. A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas é um evento anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações contra as mudanças climáticas. São esperadas 40 mil pessoas em Belém para a COP30, segundo estimativas do governo brasileiro.

O estudo da Fiquem Sabendo analisou encontros relacionados à COP29, realizada em novembro deste ano no Azerbaijão, e à próxima cúpula no Brasil. Para isso, foi utilizada a Agenda Transparente, ferramenta desenvolvida pela FS para monitorar movimentações políticas e encontros entre autoridades do Executivo e outros atores. Conduzido pelo cientista de dados da FS, Igor Laltuf, responsável pela coleta e tratamento dos dados para análise jornalística, o levantamento identificou 756 compromissos oficiais associados às duas cúpulas. Desses, 600 trataram exclusivamente da COP30, 113 foram relacionados à COP29 e 43 abordaram os dois eventos e/ou incluíam integrantes do governo funcionalmente associados às cúpulas. O estudo teve como objetivo mapear o ritmo de reuniões, considerando tanto a participação brasileira na conferência do Azerbaijão quanto os preparativos para o evento em Belém.

f551ec79-905c-4538-9e5f-7faf571d136c_1240x720.png

Do total de compromissos rastreados associados às cúpulas, somente 11 eventos foram encontrados na agenda da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nos últimos dois anos. Desses, cinco estavam relacionados à COP29, quatro à COP30 e outros dois tiveram como tema as duas cúpulas.

Na agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, foram assinalados apenas dois compromissos relacionados às cúpulas, ambos em 2024. O primeiro foi registrado em 17 de maio, no Palácio do Planalto, descrito como uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia. O segundo foi registrado em 28 de novembro, também no Palácio do Planalto, com o tema “COP30 em Belém”.

O levantamento, disponível nesta planilha, também identificou os agentes públicos com maior participação em compromissos oficiais relacionados às agendas da COP29 e da COP30. Os três agentes com mais compromissos registrados são Olmo Borges Xavier, diretor de Projetos da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop30), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, com 176 reuniões; Valter Correia da Silva, titular da secretaria, com 173 compromissos; e Nilza Aparecida de Oliveira, que participou de 104 encontros oficiais. Além de atuar como diretora de Projetos da Secop30, Nilza também participou de reunião em 2023 quando exercia a função de secretária-adjunta da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.

A instalação da Secop30 na Casa Civil, devido à articulação política necessária para a realização do evento, reflete-se nos números. Das 643 agendas relacionadas à COP30, 344 contaram com representantes da Casa Civil, um número muito superior aos 112 compromissos com participação de servidores do Ministério do Meio Ambiente ou órgãos vinculados, como o Ibama.

Entre os participantes classificados nas agendas oficiais como agentes privados com mais compromissos envolvendo integrantes do governo, destacam-se os representantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC – sigla em inglês para United Nations Framework Convention on Climate Change), presentes em, pelo menos, 21 compromissos. O levantamento aponta que o segundo agente privado com mais compromissos é a BeFly, operadora de turismo, com 11 encontros oficiais, sempre representada por Sylvio Ferraz, identificado como vice-presidente de Produtos e Novos Negócios. A empresa é seguida por outras duas companhias do setor de turismo: MSC Cruzeiros, com cinco compromissos, e Costa Cruzeiro, com quatro. A lista inclui ainda empresas de outros setores, como Ambev e Equatorial Energia, além de representantes de embaixadas e da União Europeia.

Acesse o levantamento.

Para fazer levantamentos como este, cadastre-se gratuitamente na nossa plataforma Agenda Transparente. Clique aqui para se inscrever.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”

Este conteúdo saiu primeiro na edição #138 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de ContasCompromissos públicos

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image