Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Especializada no acesso a informações públicas, a Fiquem Sabendo (FS) também tem entre seus objetivos o enfrentamento à desinformação. Agora, nos juntamos a dezenas de organizações e passamos a ser parceiros do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF).
A iniciativa tem como foco combater a desinformação e proteger a democracia, os direitos da cidadania e a credibilidade do sistema de justiça em termos compatíveis com a preservação da liberdade de expressão. O programa é estruturado em três eixos: compreender a desinformação; reduzir o impacto das narrativas desinformativas; e recuperar a confiança das pessoas.
Atualmente, o grupo é composto por 117 membros, incluindo agentes dos setores público e privado, academia, imprensa e sociedade civil organizada. Entre os parceiros do programa estão: Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Youtube, Universidade de São Paulo (USP), Intervozes, Unesco e OAB Nacional.
“Integrar a iniciativa permitirá à Fiquem Sabendo trocar experiências de práticas em transparência e acesso à informação entre órgãos de diferentes Poderes, permitindo contribuir com o fortalecimento das instituições públicas e nossa democracia”, explica o diretor de Advocacy da FS, Bruno Morassutti.
Além da iniciativa do STF, a Fiquem Sabendo integra o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão que monitora a aplicação da política de acesso à informação no governo federal.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”