Série de reportagens publicada pelo O Joio e O Trigo, em parceria com a Fiquem Sabendo, analisou mais de mil compromissos em agendas oficiais durante a tramitação da Reforma Tributária
Levantamento realizado pela Fiquem Sabendo (FS) em parceria com O Joio e O Trigo revelou como frigoríficos e associações do setor atuaram em mais de mil agendas oficiais ao longo de quase dois anos para garantir a isenção da carne na Reforma Tributária, sem garantia de impacto concreto na cesta básica ao consumidor. A série de reportagens publicada ao longo dos meses de agosto e setembro de 2025 desdobrou a análise de 1032 compromissos registrados em agendas oficiais do Executivo federal, recuperados por meio da plataforma Agenda Transparente, desenvolvida pela FS, além de centenas de documentos obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), que também foram disponibilizados em edições da newsletter Don’t LAI to me.
Em 10 de julho de 2024, a Câmara dos Deputados aprovou um destaque que zerou a alíquota de carnes, peixes, queijos e sal no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), contrariando a orientação inicial do Grupo de Trabalho da Regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/24), que previa apenas uma alíquota reduzida em 60% com cashback para famílias de baixa renda. O resultado se alinha ao discurso da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), de que a medida levaria mais qualidade nutricional à mesa dos brasileiros. Contudo, não há garantias de que a proteína animal terá preços mais baixos ao consumidor.
A investigação detalha como a mudança de postura de líderes governamentais e parlamentares coincide com o fluxo mais intenso de lobistas em Brasília às vésperas da votação do PLP 68/2024, em julho de 2024, e em outubro e dezembro de 2024, durante a tramitação no Senado e retorno à Câmara para ajustes finais. Associações do setor, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), concentraram a maior parte dos encontros. Individualmente, Donizete Tokarski (Ubrabio) e Carlos Cidade (JBS), aparecem como os mais presentes nas reuniões, sendo a JBS a empresa mais frequente, com 153 compromissos, seguida pela Marfrig (76) e Minerva Foods (19). Das 1032 agendas, mais da metade ocorreu no Ministério da Agricultura (Mapa), com 659 reuniões.
Veja as reportagens no O Joio e O Trigo:
- Os bastidores do lobby que fez a carne escapar dos impostos
- Saiba quem livrou frigoríficos de impostos na reforma tributária
- O que está em jogo com a isenção da carne na reforma tributária
Acesse bases de dados do projeto na Don’t LAI to me:
- As reuniões que livraram a carne de impostos - Don't LAI to Me #153
- Sócios de frigoríficos fizeram doações milionárias para campanhas eleitorais de aliados - Don't LAI to me #154
- Isenção da carne beneficia quem tem mais renda e aumenta margem do setor que mais recebe regalias fiscais - Don't LAI to me #155
O Lobby da Carne é um projeto da Fiquem Sabendo, em parceria com O Joio e O Trigo e com apoio da Proteção Animal Mundial. A equipe do projeto contou com extração e análise de dados da Agenda Transparente por Igor Laltulf, engenheiro de dados da Fiquem Sabendo; acesso a informações via LAI por João Vitor Zaidan, assistente de advocacy da Fiquem Sabendo, e Bruno Morassutti, cofundador e diretor de Advocacy da Fiquem Sabendo; coordenação editorial da jornalista Beatriz Farrugia; e supervisão de Taís Seibt, diretora de estratégia da Fiquem Sabendo. Colaboraram com a checagem de dados Plínio Lopes, Gustavo Queiroz e Douglas Maia. A série de reportagens no O Joio e O Trigo foi produzida por Rodrigo Oliveira, com edição de Tatiana Merlino.