Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Em janeiro deste ano, nossa equipe antecipou que os valores de gastos do cartão corporativo do governo Bolsonaro estavam incompletos e deveriam aumentar quando atualizados.
Sabíamos dessa diferença porque os dados eram diferentes dos já divulgados no Portal da Transparência até então. A planilha divulgada em janeiro tinha sido produzida ainda no governo Bolsonaro.
O governo federal atualizou a planilha de gastos a pedido da nossa equipe no fim do mês passado e a previsão se confirmou. Segundo os novos dados, o gasto total de 2022 no cartão corporativo foi de R$ 13,4 milhões. Em janeiro o valor original divulgado era menor, de R$ 4,9 milhões.
Houve, portanto, um aumento de 175%.
Também houve aumento nos totais, em menor quantidade, nos anos entre 2017 e 2020. Em anos anteriores a variação foi inferior a 1%.
Veja aqui a tabela atualizada e a comparação ano a ano.
O trabalho de análise dos dados do cartão corporativo agora conta com apoio da Muckrock Foundation, organização especializada na lei de acesso à informação americana (FOIA) e responsável pelo Document Cloud, plataforma para compartilhamento e análise de documentos.
Se usar os dados, favor creditar da seguinte forma: os dados foram obtidos pela agência Fiquem Sabendo, com apoio do Muckrock.
É importante lembrar que existem diferenças entre esta planilha divulgada pela Casa Civil, que têm como base a data do pagamento, e os dados que estão no Portal da Transparência, que consideram a fatura do cartão que é cobrada no mês seguinte (portanto com um mês de atraso). Mais detalhes sobre as diferenças podem ser lidos no cabeçalho da planilha.
Também preparamos um tutorial para quem chegou agora e quer entender melhor como funcionam esses gastos e como acessar as notas fiscais do cartão.
ATENÇÃO: Todo o material publicado gratuitamente no nosso site ou nesta newsletter Don’t LAI to me pode, e deve, ser compartilhado! Usamos a licença “Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)", que permite a republicação/adaptação, inclusive para fins comerciais, nas seguintes condições:
-Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas";
-Incluir link para a publicação original da agência (no site ou na newsletter);
-As postagens nas redes sociais sobre as reportagens com dados obtidos pela nossa equipe devem conter menção aos perfis da agência: Twitter,Instagram,Facebook ou Linkedin.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”