Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie

SEM SIGILO: Veja documentos da ABIN, GSI e do Exército que perderam sigilo neste ano

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 29/08/2022
Atualizado em: 10/03/2023

A Fiquem Sabendo obteve acesso, por meio da LAI, a diversos documentos que perderam o sigilo no mais recente rol de informações desclassificadas de órgãos como Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), Itamaraty e Exército. Também foi desclassificado o processo do Banco Central com o histórico de criação da nota de R$ 200.

Acesse aqui.

O que são documentos desclassificados?

De acordo com a LAI, certos documentos só podem ficar em sigilo por tempo determinado, que pode ser de cinco, 15 ou 25 anos. Após o prazo, essas informações devem se tornar públicas, mas os órgãos não divulgam os documentos de forma proativa.

Desde 2019, a Fiquem Sabendo mantém o projeto Sem Sigilo, que cobra a abertura de documentos cujo prazo de classificação já expirou. O projeto tem incentivado publicação de reportagens, como esta da revista piauí e esta, do UOL.

Atenção: os documentos que obtivemos não correspondem à totalidade de documentos desclassificados, mas de uma breve seleção feita por nossa equipe.

Quer descobrir outros documentos desclassificados? Para entender melhor como funciona o processo de classificação e desclassificação de documentos, leia este artigo da WikiLAI.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image