Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Nossa equipe teve acesso a um conjunto de planilhas produzidas pelo Ministério da Saúde para atender a uma demanda da Funai que solicitava indicadores de saúde mental da população indígena. Os dados vão de 2018 a 2022 e estão divididos por cidade, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), estado e outras variáveis.
Em 2021 houve alta nos casos de abuso de álcool nesta população, com 1399 casos, quase metade deles no estado do Amazonas, seguido pelo Mato Grosso do Sul. O último Censo, de 2010, apontou que a população indígena é de cerca de 900 mil pessoas no país.
Na DSEI do Vale do Javari, no Amazonas, que virou foco de atenção internacional com o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, também houve alta dos casos de violência causados por uso de drogas e/ou outras substâncias, com 23 episódios em 2022, mais do que a soma de todos os anos anteriores da série histórica fornecida pela pasta.
Veja aqui os dados organizados pela Fiquem Sabendo, em parceria com o projeto Data Fixers (créditos precisam ser dados para ambos se usar os dados).
Se quiser os dados brutos, na forma como foram enviados pelo órgão por meio da Lei de Acesso à Informação, veja aqui.
Para saber mais sobre como acessar dados de saúde indígena, confira o verbete na WikiLAI.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”