Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
A cada hora, cinco brasileiros morrem vítimas de armas de fogo no país, contando os casos de homicídios, suicídios e acidentes provocados por disparos de armamentos do tipo.
Os números foram tabulados pelo Fiquem Sabendo na base de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no site do DataSUS, e são referentes ao ano de 2017, último recorte disponível.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que amplia a diversas categorias o porte de armas no País. Entidades de direitos humanos temem que a maior circulação de armas aumente o número de mortes violentas.
De acordo com o levantamento, foram 49.708 mortes em 2017 provocadas por armas de fogo: 46.741 assassinatos, 921 suicídios e pelo menos 324 acidentes. Há ainda uma categoria de mortes de intenção indeterminada, que soma 1.722 óbitos.
A faixa etária com o maior número de vítimas é a de jovens entre 20 e 29 anos. Foram 20.001 mortes nesse grupo. Chama a atenção também o número de mortes de crianças e jovens com 19 anos ou menos. Nessa faixa etária, foram 9.936 registros, uma média de um por hora.
Veja a tabela gerada a partir da tabulação dos números de mortes por arma de fogo segundo a faixa etária da vítima:
Para chegar aos números de mortes por armas de fogo em cada categoria, siga o passo a passo:
HOMICÍDIOS POR DISPARO DE ARMAS DE FOGO
MORTES POR DISPAROS DE ARMAS DE FOGO COM INTENÇÃO IGNORADA
SUICÍDIOS COMETIDOS COM ARMAS DE FOGO
ACIDENTES COM ARMAS DE FOGO
Ainda na página de tabulação, no campo "coluna", você pode colocar qualquer outro critério de interesse para obter o detalhamento. Pode ser sexo, faixa etária (como fizemos), raça/cor, entre outras opções. Também é possível levantar os dados por Estado ou município.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”