Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Tivemos um pedido de informação para ter acesso aos exames de Covid de Jair Bolsonaro negado pelo governo federal, com base na alegação de que a informação é pessoal e, portanto, protegida por até 100 anos. O protocolo do pedido é o 00137.019752/2022-12, feito à Secretaria-Geral da Presidência da República. O gabinete pessoal da presidência afirmou que “as informações solicitadas dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem do Senhor Presidente da República, que são protegidas com restrição de acesso, nos termos do artigo 31 da Lei nº 12.527, de 2011", resposta idêntica à que era fornecida na gestão Bolsonaro.
Outro pedido de nossa equipe que foi negado na nova gestão, em estágio de recurso, foi o de acesso ao processo administrativo aberto contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. A solicitação tinha sido registrada em 2022 e negada no mesmo ano, mas o nosso recurso foi apreciado já pela nova gestão, que também negou a informação. Relato semelhante foi registrado pelo Estadão.
O “sigilo de 100 anos", como ficou conhecido este tipo de negativa de informação, acontece quando um servidor público nega acesso a um dado pedido por um cidadão por entender que tal conteúdo é pessoal, ou seja, diz respeito à intimidade de algum indivíduo. Este dispositivo vem sendo usado de forma abusiva por diversos órgãos públicos.
Saiba mais sobre os graus de sigilo previstos na LAI neste verbete da WikiLAI.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”