Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie

Embaixador em Moscou teve 41 reuniões com empresas de fertilizantes; telegramas estão em sigilo até 2027

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 21/11/2022
Atualizado em: 10/03/2023

Em resposta a um requerimento de informações, o Ministério das Relações Exteriores disponibilizou a agenda pública de 2022 do embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo Baena Soares. Instruído pelo Palácio do Planalto e pelo chanceler Carlos França a empreender uma "diplomacia de fertilizantes" após a invasão russa sobre a Ucrânia, o diplomata indicado por Jair Bolsonaro para o cargo manteve 41 conversas com as maiores empresas do setor entre fevereiro e agosto. (Pedido 09002.001726/2022-38)

Ao longo desse período, a embaixada brasileira na capital da Rússia produziu 18 telegramas que mencionam as empresas Phosagro, Acron, Uralkali, Uralchem e Eurochem, mas a grande maioria dos documentos foi colocada em sigilo pelo Itamaraty até 2027. Em resposta a outro pedido de informações, a chancelaria informou que somente dois documentos foram classificados como "ostensivos", isto é, públicos. (Pedido 09002.002068/2022-00)

Um dos documentos tornados públicos detalha a aquisição da empresa brasileira Heringer pela russa Eurochem. Em outro, Baena Soeares narra que foi convidado a participar de um painel sobre segurança alimentar no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. Um dos convites ao embaixador partiu da própria empresa PhosAgro, uma das maiores fornecedoras de fertilizantes para o Brasil. O CEO da companhia, Andrey Guryev, é presidente do conselho empresarial Brasil-Rússia, que se reuniu com Jair Bolsonaro durante sua visita a Moscou em fevereiro.

Veja todos os documentos enviados à nossa equipe.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image