Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Ministério da Justiça tem setor de games com computadores de última geração e consoles para classificação etária
Já pensou em trabalhar para um órgão do governo federal responsável por fazer a classificação etária de jogos de videogame e computadores ? É aquele símbolo que aparece geralmente na capa dos games, dizendo que ele é indicado somente para pessoas a partir de determinada idade. São analisados temas como sexo, drogas e violência contidos nos jogos.
Solicitamos acessos aos relatórios que mostram os motivos para a classificação de alguns dos jogos mais famosos de 2020, como Tony Hawk's e The Last of Us.
Veja todos aqui, mostrando trechos dos jogos e explicações técnicas: 08198.034759/2020-90. Se não abrir, veja por aqui. E se você gostou de lê-los, saiba que também há relatórios para programas de TV, como o Big Brother Brasil 2020. A ação está regulamentada pela Portaria no.1189 de 3 de agosto de 2018.
Segundo nos informou a instituição, o departamento possui 12 videogames e dois computadores específicos para testes em jogos. Os jogos são doados pelas empresas e não têm custo para a administração pública, segundo informou o ministério. Os videogames são:
Somente um PS4 foi adquirido por compra da pasta por R$ 2,1 mil e os outros foram doados. Já os dois computadores tiveram um custo deR$ 58,4 mil, segundo a pasta, comprados por meio de edital publicado em 1 de junho de 2020. Veja a seguir as configurações da máquina:
Além disso, o departamento comprou alguns acessórios para os jogos e um smartphone Android:
Estes dados estão disponíveis no pedido de informação de número 08198.036119/2020-14. Acesse ainda em nosso Drive.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.