Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Nesta segunda-feira (21), o Fiquem Sabendo lança a newsletter “Don’t LAI to me”, a primeira do Brasil sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI). A proposta é divulgar notícias, dicas e reportagens produzidas sobre ou baseadas em dados obtidos via LAI. O serviço é quinzenal, de distribuição gratuita e tem como objetivo criar uma rede para fomentar a transparência pública e o controle social. Para se inscrever é preciso preencher este formulário.
A primeira edição da newsletter "Don't LAI to me", apresenta um documento produzido pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro, quando este ainda era deputado federal. O ofício é público desde agosto de 2018, porque foi solicitado por um cidadão através da Lei de Acesso à Informação. Desde então, apesar de estar disponível na na base de pedidos e respostas da Controladoria-Geral da União (CGU), nunca foi divulgado.
O Fiquem Sabendo é uma agência de dados independente especializada no uso da Lei de Acesso à Informação e tem como missão ser uma ponte entre quem precisa da informação e as ferramentas para obtê-la. Como associação sem fins lucrativos, o Fiquem Sabendo tem o objetivo de democratizar o uso da LAI e promover o engajamento dos cidadãos, jornalistas e pesquisadores no controle do poder público.
A newsletter "Don't LAI to me" será um guia prático da Lei de Acesso à Informação combinado com uma curadoria de reportagens de impacto feitas a partir das ferramentas da lei. A equipe do Fiquem Sabendo apresentará documentos inéditos ou disponíveis em bancos de dados e não divulgados, sugestões para fazer pedidos mais assertivos e obter respostas mais completas e denúncias de violações da LAI. Confira o que a Abraji, o Poder 360 e o Jornal Opção publicaram sobre a iniciativa.
O Fiquem Sabendo é uma agência de dados independente especializada no uso da Lei de Acesso à Informação e tem como missão ser uma ponte entre quem precisa da informação e as ferramentas para obtê-la.
O formato do serviço será bastante interativo. A equipe solicitará feedback constante dos assinantes, que estão sempre convidados a indicar pautas, tirar dúvidas e pedir informações específicas que gostariam de ver publicadas na newsletter. A ideia é moldar o produto para atender as necessidades mais latentes dos usuários da LAI e entusiastas do acesso à informação.
Já no momento de inscrição, o leitor poderá deixar uma dúvida que gostaria de ver respondida na próxima edição. Os jornalistas que conduzem a iniciativa - Léo Arcoverde, Maria Vitória Ramos, Luiz Fernando Toledo e Matheus Moreira - estarão também disponíveis através do email institucional ([email protected]) para responder às questões dos leitores.
Na mesma linha da #contepraJeduca, da associação de jornalistas de educação (Jeduca), a equipe usará a #fiquemsabendo para convidar os leitores a marcar reportagens feitas com dados obtidos via LAI. A hashtag também pode ser usada para compartilhar dúvidas que os usuários gostariam de ver respondidas nas próximas edições da newsletter.
O lançamento da newsletter "Don't LAI to me" marca o início da nova fase do Fiquem Sabendo. Criado em 2015 pelo jornalista Léo Arcoverde, o projeto tinha como objetivo ser um portal de notícias independente. De lá para cá, mais de 500 reportagens foram elaboradas com base em dados inéditos obtidos via Lei de Acesso à Informação.
Agora, em 2019, o grupo conta com quatro jornalistas, concretizou-se como associação sem fins lucrativos e pretende se estruturar como agência de dados especializada na LAI. Nos próximos cinco meses os leitores podem esperar muitas novidades. Representado pela Diretora Financeira, Maria Vitória Ramos, o Fiquem Sabendo foi um dos nove projetos latino-americanos selecionados para 2ª edição do acelerador “New Ventures Lab”, com duração de 20 semanas. Promovido pela comunidade global Chicas Poderosas, a iniciativa tem como objetivo dar suporte e capacitação para startups de mídia lideradas por mulheres.
A equipe do Fiquem Sabendo acredita que uma sociedade democrática não funciona adequadamente sem uma base sólida de informações oficiais confiáveis e objetivas. Dessa forma, a divulgação do nosso conteúdo é livre através da licença Creative Commons, "Atribuição CC BY". Além disso, ativamente publicamos todos os dados obtidos via LAI em planilha aberta digital, para que outras instituições da sociedade civil e do próprio poder público também possam fazer uso.
No momento o Fiquem Sabendo é um projeto totalmente voluntário. A equipe de jornalistas está em busca de financiamento tanto para a newsletter especificamente, como para a estruturação do site e sua equipe. Estamos abertos a todos que desejem contribuir com as nossas iniciativas ou tenham novas ideias! Também temos interesse em parcerias institucionais.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.