Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
TRANSPARÊNCIA

Apenas 7 mulheres foram eleitas prefeitas das capitais brasileiras nos últimos 20 anos

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 01/10/2020
Atualizado em: 10/03/2023

É possível contar nos dedos o número de mulheres eleitas prefeitas das capitais brasileiras nas últimas duas décadas. Foram apenas sete a ocuparem o cargo máximo da administração pública municipal em seis das 26 cidades - excluindo o Distrito Federal, já que o município não tem prefeitura. No mesmo período, 80 homens assumiram o cargo, de modo que a presença feminina não passou de 8% do total de eleitos. O levantamento inédito é da Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada no acesso à informação, a partir do repositório de dados eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Reportagem em parceria com o Yahoo Brasil, acesse aqui.

A proporção de mulheres à frente das capitais diminuiu ao longo dos anos. Em 2000, a presença feminina marcava 19,2%. Em 2012, estacionou em apenas 3,8%, taxa que se manteve em 2016, com apenas uma mulher eleita prefeita. Teresa Surita, que em 2012 ainda usava o sobrenome do ex-marido, o ex-senador Romero Jucá, foi reeleita em Boa Vista (RR) nas últimas eleições municipais. 

A falta de rotatividade nos cargos agrava a situação. Surita ocupou o cargo de prefeita durante 16 dos 20 anos analisados. Em 2008, ano em que não podia concorrer novamente às eleições por já ter sido candidata duas vezes consecutivas, foi um homem que venceu,  seu antigo vice, Iradilson Sampaio de Souza.

Beatriz Pedreira, cofundadora do Instituto Update e idealizadora do Eleitas, um estudo e série audiovisual sobre mulheres latino-americanas no poder, comenta que os diferentes tipos de violência política de gênero são os principais obstáculos para a presença de mulheres no poder público. “São violências já sofridas pelas mulheres na sociedade, mas que se concentram mais quando falamos de uma mulher ocupando ou concorrendo a um cargo político público, como violência psicológica, física e sexual”, explica.

Onde estão as mulheres prefeitas?

A maioria das capitais (20) não teve nenhuma mulher a tomar posse do cargo de prefeita nas últimas duas décadas. As cidades com maior representatividade feminina estão no Nordeste. Natal, no Rio Grande do Norte, teve duas prefeitas nesse período, enquanto Fortaleza (CE) e Maceió (AL), uma. A região Centro-Oeste não teve nenhuma mulher como prefeita das capitais.

Quer continuar lendo? Acesse aqui a reportagem completa no Yahoo Brasil.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image