Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
A Fiquem Sabendo enviou ao governo federal na última semana um levantamento com milhares de documentos que foram classificados como sigilosos, mas cujo prazo de segredo já expirou. Isto significa que essas informações, a maior parte ligada às Forças Armadas, precisam ser tornadas públicas o quanto antes.
Os órgãos com mais documentos em sigilo - e que precisam vir a público - são militares: Exército, Marinha, Aeronáutica e Ministério da Defesa. Há ainda algumas centenas de documentos do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), Polícia Federal, Abin, Itamaraty e outros. O levantamento foi produzido pela equipe da FS com a colaboração da jornalista Juliana Coin.
A Lei de Acesso à Informação (LAI) prevê que documentos públicos só podem ser classificados como sigilosos por 5, 15 ou 25 anos. Passado este prazo, eles devem se tornar de domínio público. Mas, na prática, como a Fiquem Sabendo já mostrou em nosso projeto Sem Sigilo, nenhum órgão coloca essas informações na internet depois de passada a data de expiração e, mesmo que alguém tente obtê-los, os obstáculos são enormes.
Veja aqui as propostas da Fiquem Sabendo para garantir que a gestão Lula melhore, de fato, a transparência no país.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”