Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
TRANSPARÊNCIA

Documento desclassificado: Abin vazou informações para Embaixada dos EUA em 2005, no primeiro governo Lula

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 06/02/2023
Atualizado em: 06/02/2023

Em julho de 2005, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) abriu sindicância interna para apurar os responsáveis pelo vazamento de informações sigilosas à imprensa. À época, o Correio Braziliense e o Estado de Minas publicaram reportagem revelando que o chefe do GSI, general Jorge Armando Félix, não alertou o presidente Lula sobre as suspeitas de corrupção nos Correios identificadas pelo serviço secreto do governo. 

A comissão de investigação não encontrou os responsáveis pelos vazamentos, porém encontrou indícios de que agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vazaram informações do serviço secreto para a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Os indícios surgiram a partir de três depoimentos, incluindo da própria chefe de gabinete do então diretor-geral da Abin.

A informação consta em documento secreto produzido pelo GSI em 4 de julho de 2005. O sigilo para o arquivo expirou em julho de 2020, e o documento foi disponibilizado pela Presidência da República após requerimento de um cidadão.

Para mais informações sobre  como obter documentos desclassificados de sigilo, veja este verbete da WikiLAI.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image