Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraMaria Vitória Ramos
A comunidade global Chicas Poderosas, que promove a liderança feminina e gera conhecimento para o futuro da mídia, selecionou o Fiquem Sabendo e outros 8 projetos latino-americanos para a 2a edição do acelerador 'New Ventures Lab'. O programa tem duração de 5 meses e a primeira semana de treinamento intensivo terá início nesta segunda-feira (14).
O objetivo da iniciativa é dar suporte e capacitação para startups de mídia lideradas por mulheres. Neste ano, nove projetos inovadores focados em questões de gênero, alfabetização midiática, sexualidade e verificação de informações, entre outros, foram selecionados para receber orientação e treinamento por 20 semanas, por meio de reuniões virtuais e presenciais.
Os líderes desses meios de comunicação baseados no México, Argentina e Brasil participarão de uma semana imersiva com workshops sobre modelos de negócios, gerenciamento de projetos e inovação, com especialistas internacionais.
“Nos últimos cinco anos Chicas Poderosas vem impulsionando o crescimento de mulheres que trabalham na mídia, chegando hoje a 18 países, gerando impacto na indústria e promovendo a igualdade de gênero”, afirma Mariana Santos, presidente da Chicas Poderosas. “Com o Laboratório New Ventures, continuamos trabalhando para alcançar uma indústria mais diversificada, apoiando a inovação, o jornalismo independente e a liderança feminina na América Latina.”
O New Ventures Lab é o primeiro acelerador de mídia independente liderado por mulheres. Usando a metodologia do design thinking, as equipes desenvolverão modelos de negócios sustentáveis que serão apresentados aos potenciais investidores no final do programa. As empresas que participaram da primeira edição do New Ventures Lab melhoraram sua gestão, seu planejamento estratégico e consolidaram suas equipes.
Os projetos selecionados para este ano são:
A revista Az Mina usa a informação como arma para combater a desigualdade de gênero. O time composto pela CEO Carolina Oms, a editora-chefe Thais Folego, a editora e repórter Helena Bertho e a diretora de arte Larissa Ribeiro já vem fazendo barulho no meio de mídia independente brasileiro e agora buscam ainda mais força para combater o autoritarismo e o machismo. Abaixo o patriarcado em 2019!
Facebook: https://www.facebook.com/revistaazmina
Twitter: https://twitter.com/revistaazmina
Instagram: https://www.instagram.com/revistaazmina/
Este equipo de comunicadoras argentinas está ajudando a compor o cenário efervescente das discussões feministas na Argentina. Esses últimos anos foram agitados e com progressos, mas elas acreditam que ainda há muito o que percorrer no que diz respeito à educação sexual e ao feminismo para os jovens. E para ajudar, pretendem fazer uso de muitas plataformas, recursos visuais e tecnologias. Em 2019, a CEO do projeto Emilia Ruiz de Olano, a editora-chefe Ayelén Cisneros, a gerente de comunidades Ana Montes e a designers líderes Silvina Galzerano, Lucía Olmos, Agostina Cincotta e Camil Camarero querem crescer e dominar o mundo.
Facebook: https://facebook.com/somosbeba
Twitter: https://twitter.com/somosbeba
Instagram: https://www.instagram.com/somosbeba/
Este coletivo independente vem do México para discutir a sexualidade com jovens e adultos de forma didática e atrativas, deixando o tabu de lado e alcançando uma vida mais saudável e esclarecida para todos. E como farão isso? Construindo uma plataforma que conecta profissionais sobre sexualidade e estimula que trabalhem juntos e também divulguem seus trabalhos a fim de que monetizem. Em 2019: Claudia Gutiérrez Montaño e Paulina Guijarro Núñez querem lançar uma nova plataforma e engajar ainda mais gente interessante em sua comunidade.
Facebook: https://www.facebook.com/Elplacerdelsaber/
Twitter: https://twitter.com/placerdelsaber
Instagram: https://www.instagram.com/elplacerdelsaber/
Eté Checagem ingressou na luta contra as fake news em 2018 para defender os direitos hmanos, a população LGBTQi, negra, mulheres e jovens. Usando o Facebook, Twitter e Whatsapp, postavam o resultado das investigações jornalísticas, tornando-se uma das vozes de suporte à informação de qualidade. As jornalistas Viviane Tavares, Leila Salim e a produtora Mariana Medeiros querem desenvolver o Eté Checagem com modelo de negócios e descobrir que fontes de renda são viáveis para o projeto. Indo além, querem treinar mulheres e meninas para desenvolver seus projetos de verificação.
Facebook: https://www.facebook.com/EteChecagem
Twitter: https://twitter.com/ete_checagem
– Fiquem Sabendo se auto intitula agência de dados independente que tem a proposta de divulgar informação de interesse social que o poder público não dá publicidade. A missão deles é democratizar o uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) – dispositivo similar ao que ocorre com o Ato pela Liberdade de Informação (FOIA) nos Estados Unidos. Com isso, promover uma cultura de transparência e controle social. Maria Vitória Ramos, líder do projeto, e Luiz Fernando Toledo , gerente do projeto, querem estruturar o negócio financeiro e torna-lo sustentável. E, claro, esperam que mais cidadãos, jornalistas e pesquisadores conheçam a LAI e fomentem mudanças positivas na sociedade.
Facebook: facebook.com/fiquemsabendo
Twitter: https://twitter.com/_fiquemsabendo
Instagram: https://www.instagram.com/_fiquemsabendo/
Que a educação sexual seja naturalizada, es o objetivo deste projecto. E vão fazer uso de podcast para fomentar discussões baseadas no autoconhecimento e no conhecimento do corpo. O convite é para que profissionais da sexualidade e mulheres estejam juntas nesta conversa, com muita leveza e humor. Mariana Nagem e Bianca Jhordão forman el equipo de Garotas que gozam. Esperam que venha um 2019 de autoconsciência e respeito às diferenças.
Este time carioca quer levar tecnologia para as salas de aula e transformar cada aluno e professor em um produtor de mídia. E quem consegue escapar das ferramentas de busca e das mídias sociais atualmente? Midia Makers pretende encurtar a distância entre a escola e a vida tecnológica do aluno em casa, tornando tudo mais moderno e atraente, sem esquecer de mencionar o quão urgente é tornar todos alfabetizados para lidar com os novos fenômenos da mídia digital. A CEO Mariana Ochs, juntamente com a estrategista de conteúdo Nayse Lopez e o designer Rodrigo Moura querem, em 2019, ver todos os segmentos da sociedade engajados em apoiar uma sociedade saudável, ética e democrática através da comunicação.
Facebook: https://www.facebook.com/midiamakers/
Twitter: https://twitter.com/MidiaMakers
Fundado por Marina Colerato e contando com a repórter Juliana Aguilera, a plataforma de conteúdo tem a ambição de engajar o público numa nova forma de produzir, consumir e se organizar sócio e economicamente para que haja uma sociedade mais próspera. E a discussão passa por Moda, Gênero e Sustentabilidade. O portal de conteúdo já tem uma trajetória de conquistas, realizando conversas on e off-line e campanhas bem sucedidas de crowdfunding. Para 2019 o que desejam? Mais resiliência para continuar engajando o público nesse novo estilo de vida.
facebook: https://www.facebook.com/modefica/
instagram: https://www.instagram.com/modefica/
Alexia Santi, Júlia Vianna, Ana Meigger, Thaiz Leão e Zá Coelho compõem o time da Casa Mãe, organização sem fins lucrativos que busca tornar a maternidade numa experiência mais saudável e também mais igualdade para as mulheres. Em 2019, querem aprender a como tornar o negócio delas sustentável e, Amém, entrando dinheiro no caixa.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.