Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
SEGURANÇA

Maior parte das mulheres presas são negras, pobres e têm ensino fundamental incompleto

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 08/02/2019
Atualizado em: 10/03/2023

O estado de São Paulo tem população carcerária feminina de 12.261 mulheres. De acordo com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação, cerca de 63% das mulheres privadas de liberdade tem entre 18 e 29 anos.  Apenas 19% têm o ensino médio completo.

As informações obtidas com a SAP, Secretaria de Administração Prisional, revelam que a maior parte das presas são negras (55,4%), o equivalente a 6.797 mulheres. As brancas são 44,4%.

A ampla maioria está presa sob o regime fechado, são 9637 mulheres, 78,6% da população carcerária feminina. Já no semiaberto são 2.533 detidas, pouco menos de 20% do total. 

Os crimes em números

Os dois principais delitos que levaram mulheres à prisão foram tráfico de drogas, sendo responsável por 65,53% da população carcerária, e o roubo, com 13,25%.

Cerca de 7,5% das mulheres presas cometeram (ou são suspeitas de terem cometido) crimes que resultaram em morte. O valor divide-se em três categorias: Homicídio (5,58%), Latrocínio – roubo seguido de morte – (1,39%) e CTB – crimes com lesão corporal/homicídio – (0,23%). Ao todo, são 919 mulheres nesta situação.

As informações obtidas pelo Fiquem Sabendo foram atualizadas pela SAP em dezembro de 2018.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de ContasCompromissos públicos

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image