Dobra número de brasileiros presos com drogas em aeroportos
Léo Arcoverde
Publicado em: 24/02/2016
•
Atualizado em: 10/03/2023
Holandesa e equatorianos presos sob a suspeita de tráfico de drogas no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Foto: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro (12/07/2014)
O número de brasileiros presos sob a suspeita de tráfico de drogas em aeroportos do país dobrou de 71 para 142 entre 2014 e 2015.
Já a quantidade total de acusados _independentemente da nacionalidade_ flagrados com entorpecentes em terminais de passageiros brasileiros cresceu 45% (de 272 para 395) entre um ano e outro.
É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da Polícia Federal por meio da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). (Veja o detalhamento dessas informações no infográfico abaixo.)
Esses números foram acompanhados pelo aumento das apreensões de algumas das principais drogas apreendidas com as chamadas “mulas” do tráfico (pessoas pagas para viajar com a droga escondida), como cocaína, maconha e anfetamina.
De acordo com as informações disponibilizadas pela Polícia Federal, 70% das prisões de acusados de tráfico em terminais de passageiros se deram em São Paulo.
Só os aeroportos paulistas registraram 275 prisões em 2015 (39% a mais do que as 198 contabilizadas no ano anterior).
3 em cada 10 presos eram africanos
Afora os 172 brasileiros (36% do total) detidos na condição de “mulas” em 2015, as outras duas nacionalidades com maior quantidade de prisões foram a nigeriana (56) e a sul-africana (29).
Cento e onze (28% do total) das mulas do tráfico detidas nos terminais de passageiros do país no ano passado eram africanos.
Espanhóis lideram estatística entre europeus
Entre 2014 e 2015, 23 espanhóis foram presos com drogas nos aeroportos brasileiros, segundo o balanço disponibilizado pela Polícia Federal. Esse número é o maior entre os países de origem europeia com acusados detidos na condição de “mula” do tráfico.
A segunda nacionalidade europeia com maior quantidade de prisões foi a portuguesa, com 20 detenções entre 2014 e o ano passado.
De acordo com os dados da PF, ao todo, “mulas” procedentes de um total de 61 países foram presas nos aeroportos brasileiros em 2015.
Crise econômica influenciou aumento de prisões, diz especialista
Na avaliação do jurista e presidente do iaB – Instituto Avante Brasil (Instituto de Prevenção do Crime e da Violência), Luiz Flávio Gomes, o fato de o número de brasileiros presos com drogas nos aeroportos do país ter dobrado “é um dado assustador”, influenciado pelo crescimento acentuado do desemprego de 2014 para cá. (Assista, abaixo, a íntegra da entrevista concedida por ele.)
PF diz não comentar variações no número de ocorrências
A Polícia Federal disse por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa que “não comenta variações no número de ocorrências”.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.