Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraLéo Arcoverde
O número de presos mortos nos presídios do Estado de São Paulo saltou de 12 para 21 entre 2014 e 2015.
É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. De acordo com as informações disponibilizadas pela pasta, em 2015, 7 dos 21 homicídios de detentos se deram fora do presídio enquanto as vítimas gozavam do benefício da saída temporária. Metade dos outros 14 assassinatos ocorreram em pavilhões do seguro, que são os locais onde detentos ficam separados dos demais. Quatro mortes se deram dentro de pavilhões disciplinares e três, nos pavilhões habitacionais, divididos pela maioria da população de cada unidade. Não há informações sobre a classificação dos assassinatos de detentos nos presídios paulistas referente a outros anos.Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.