Esquina tradicional da Vila Madalena tomada por multidão em dia de jogo da Copa do Mundo de 2014. Foto: Kelsen Fernandes/Fotos Públicas (19/06/2014)
Um Agile foi levado por furtadores da rua Medeiros de Albuquerque por volta das 20h do dia 17 de janeiro deste ano. Uma semana depois, pertinho dali, no Beco do Batman, foi a vez de um HB20 ser alvo de furto, durante a madrugada.
Bairro boêmio localizado na área campeã de furtos de veículos na cidade de São Paulo, a Vila Madalena (zona oeste) possui ao menos 22 vias que registraram esse crime entre janeiro e fevereiro de 2016.
É o que aponta levantamento inédito feito pelo
Fiquem Sabendo com base em dados da
Polícia Civil do Estado de São Paulo obtidos por meio da
Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
O levantamento foi realizado com informações constantes de um total de 66 boletins de ocorrência registrados ao longo dos 60 primeiros dias deste ano pelo 14º DP (Pinheiros). (Veja a relação das vias no infográfico abaixo.)
Ao todo, elas registraram um total de 27 furtos de veículos no período. Cinco delas contabilizaram dois casos. Foram elas: ruas Fidalga, Agissê, Turi, Girassol e Iquitos.
Por que isso é importante?
A
Constituição Federal de 1988 prevê, em seu art. 144, que a segurança pública corresponde a um “dever do Estado” e um “direito e responsabilidade de todos” e que ela é exercida “para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
O
Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940) prevê, no seu art. 157, uma pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem comete o crime de roubo.
Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, a pena é aumentada em um terço.
Secretaria diz não comentar levantamentos não oficiais e que crime está em queda na capital
A Secretaria de Estado da Segurança Pública disse por meio de nota que não comenta levantamentos não oficiais. Afirmou ainda que os furtos de veículos estão em queda em 2016.
Leia, abaixo, a íntegra da nota enviada à reportagem:
“A SSP não comenta levantamentos não oficiais. Contudo, esclarece que os furtos de veículos estão em queda na Capital. Esses crimes caíram 5,2% no primeiro bimestre de 2016 na cidade, em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso é resultado de medidas adotadas pela SSP para combater os furtos e roubos de veículos. Uma delas foi a criação da Lei dos Desmanches, que estabeleceu regras mais rígidas para o credenciamento de estabelecimentos que realizam a compra e venda de peças usadas, dificultando a receptação e a posterior venda de peças e agregados de veículos produtos de furto. Em 2015, foram fechados 144 estabelecimentos irregulares no Estado. Além disso, as policiais conseguiram recuperar 5.498 veículos no mesmo período.”