Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraLuana Brasil
Principal pauta econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a reforma tributária deve ser votada neste mês de outubro no Senado, após ter sido aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados, em julho deste ano.
Para mapear as articulações entre autoridades do Executivo federal, parlamentares e poder econômico em torno dessa pauta, fizemos um levantamento sobre as reuniões ocorridas no alto escalão do Executivo que citam a reforma tributária, utilizando a plataforma Agenda Transparente, da Fiquem Sabendo.
Entre janeiro e agosto de 2023, foram encontrados 573 registros de compromissos no alto escalão do governo federal envolvendo a reforma. Os meses mais intensos de reuniões foram julho, com 57 registros, e março, com 50 ocorrências. Os órgãos com mais agendas registradas foram os ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, da Secretaria de Relações Institucionais e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Confira, a seguir, como fizemos o levantamento:
Para mapear os compromissos relacionados à reforma tributária, utilizamos a busca por palavra-chave: reforma tributária. Assim, a ferramenta encontra todos os compromissos do Executivo federal que contenham esses termos na descrição do tema da agenda. Ficou assim:
A plataforma Agenda Transparente oferece a opção de download dos dados obtidos pela busca de palavras-chave, clicando no botão “Baixar dados”. Você pode optar por fazer o download apenas dos dados do último mês, do último ano ou do histórico completo.
Para a pesquisa sobre a reforma tributária, baixamos os dados do último ano, em formato CSV (Comma-separated values), que pode ser aberto em qualquer editor de planilhas, como Excel ou Google Sheets.
Começamos a análise excluindo todos os dados do ano de 2022 para limitar os dados aos meses de janeiro a agosto de 2023, que correspondem à gestão Lula.
Os dados continham as seguintes informações: data do compromisso, horário, local, nome do servidor responsável por aquele compromisso, descrição do evento e participantes.
Criamos uma tabela dinâmica para ordenar as datas pela quantidade de ocorrências e em seguida conferimos quais eram as descrições de cada agenda dos meses com mais registros para traçar o histórico.
Após ordenar as datas, somamos o total de registros no alto escalão envolvendo a reforma tributária. Também foi possível identificar quais órgãos tiveram mais reuniões sobre esse tema e quais eram os assuntos tratados.
Sobre a Agenda Transparente
Agenda Transparente é uma ferramenta da Fiquem Sabendo para monitorar as agendas de autoridades do Poder Executivo Federal, com alertas, insights e análises de dados.
Os dados são raspados diretamente do sistema e-agendas do governo federal. Informações desta publicação podem ser reproduzidas seguindo a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), desde que atribua o crédito com link para o conteúdo original. Se usar os dados, use a seguinte citação: "dados da plataforma Agenda Transparente, da Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada no acesso à informação".
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todo o material publicado gratuitamente no nosso site ou na newsletter Don’t LAI to me pode, e deve, ser compartilhado! Usamos a licença “Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)”, que permite a republicação/adaptação, inclusive para fins comerciais, nas seguintes condições: Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização especializada no acesso a informações públicas”; Incluir link para a publicação original (no site ou na newsletter)