Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraLéo Arcoverde
Placa de limite de velocidade na avenida da Liberdade, região central de São Paulo; via faz parte do conjunto de ruas e avenidas que teve redução de velocidade máxima permitida nos últimos meses. Foto: Oswaldo Corneti/Fotos Públicas (18/09/2015)
O número de atropelamentos com mortes causados por ônibus municipais na cidade de São Paulo caiu 36% entre janeiro e agosto deste ano na comparação com o mesmo período de 2014.
Entre um período e outro, a queda foi de 39 para 25 mortes (veja no quadro abaixo).
É o que aponta levantamento feio pelo Fiquem Sabendo com base em dados da SPTrans (empresa municipal de transporte) obtidos por meio da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
De acordo com as informações disponibilizadas pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), esses números sinalizam a reversão dessa estatística em relação a 2014: o ano passado registrou um aumento de 31% nos atropelamentos fatais por ônibus ante 2013 (de 87 para 114 mortes).
Os dados do comparativo entre os períodos de janeiro a agosto contabilizam apenas os atropelamentos causados por ônibus municipais. Eles não abrangem eventuais acidentes fatais provocados por ônibus interestaduais, intermunicipais ou fretados (particulares).
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.
Publicações
Ver todasTransparênciaGastos PúblicosInstitucionalEducaçãoHabitaçãoMeio AmbienteMobilidade UrbanaSaúdeSegurançaContato
Entrar em contatoFiquem Sabendo - 2026 - Todos os Direitos Reservados
