Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
MEIO AMBIENTE

Valor de ação da Sabesp na Bovespa cresceu 66% do início da crise hídrica para cá

Léo Arcoverde

Publicado em: 10/04/2017
Atualizado em: 10/03/2023
Valor de ação da Sabesp na Bovespa aumentou 66% do início da crise hídrica para cá O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Foto: Du Amorim/A2 FOTOGRAFIA (07/05/2015) Entre os dias 3 de fevereiro de 2014 e o fechamento do pregão da última sexta-feira (7), o valor da da ação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), estatal controlada pelo governo paulista, negociado na BM&FBovespa aumentou 66%. A salto nominal por ação verificado no período foi de 20,30 pra 33,70. No mesmo período, a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, aumentou 26%. Em outras palavras: quem investiu na Sabesp obteve rendimento mais do que o dobro superior à inflação do período. Foi na primeira semana de fevereiro que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que concederia desconto de até 30% a quem reduzisse o consumo de água na capital. O estímulo à economia chegou a ser ampliado a todas as cidades atendidas pelo sistema Cantareira até ser suspenso em abril de 2016. Durante a sua vigência, ele chegou a ter adesão de 83% dos consumidores. O sucesso do programa junto à população, no entanto, representou uma perda financeira severa, de acordo com a Sabesp. Entre 2015 e 2016, o lucro da Sabesp aumentou 449% (de R$ 536 milhões para R$ 2,947 bilhões). Ao anunciar esse lucro, no fim de março deste ano, o atual presidente da Sabesp, Jerson Kelman, afirmou que a crise hídrica, que castigou os paulistanos e moradores de cidades vizinhas à capital paulista durante a maior parte do biênio 2014-2015, chegara ao fim. De acordo com Kelman, em entrevista ao G1, a crise hídrica deixou como legado "um sistema de abastecimento mais robusto e resiliente" e que será capaz de enfrentar secas "tão extremas quanto a ocorrida em 2014-2015".

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image