Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
MEIO AMBIENTE

Sabesp retira 3 toneladas de lixo de galerias por ano em São Paulo

Léo Arcoverde

Publicado em: 07/03/2017
Atualizado em: 10/03/2023
calamidade_itaoca1-enchente Morador retira lama de dentro de imóvel pós enchente em Itaóca, no interior de São Paulo. Foto: Edson Lopes Jr./GESP (14/01/2014) A quantidade de lixo descartado irregularmente recolhido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) nas grades de entrada de suas estações de tratamento cresceu 37,5% em 2016 na comparação com 2015. Foi verificada uma alta de 2,4 toneladas para 3,3 toneladas de resíduos coletados. É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da estatal de saneamento básico obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. De acordo com a Sabesp, entre 2012 e 2016, foram retirados das grades de entrada de suas estações de tratamento uma média 3,2 toneladas de lixo por ano (veja no quadro abaixo). Sabesp retira 3 toneladas de lixo de galerias por ano em São Paulo

Descarte irregular pode causar enchente, diz Sabesp

A Sabesp disse por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa que tudo que é descartado de forma irregular no vaso sanitário acaba chegando às tubulações de esgotamento sanitário. Dependendo do material, isso pode causar o extravasamento de esgotos nas ruas e até refluxo dentro dos imóveis. Leia, abaixo, a íntegra da nota enviada pela estatal à reportagem: "A Sabesp informa que os resíduos descartados pela população de forma irregular no vaso sanitário, nos ralos, nas pias e nas vias públicas acabam chegando às tubulações de esgotamento sanitário, entupindo a rede e causando o extravasamento de esgotos nas ruas e até refluxo dentro dos imóveis. Durante a temporada de chuvas, que ocorre de outubro a março, os casos de obstrução aumentam em toda a rede da companhia, em média, 26%. Só no ano passado foram feitas cerca de 165 mil desobstruções de tubulações nos municípios atendidos pela companhia. Para desobstruir a tubulação de esgoto, a Sabesp utiliza equipamentos especializados como caminhões de hidrojateamento (sewer jet) ou a vácuo (vac all). Além da retirada feita nas manutenções preventivas para limpeza de peneiras, cestos e gradeamento em estações elevatórias ou estação de tratamento de esgotos. Alguns cuidados simples ajudam a evitar o entupimento da rede de esgoto: 1 – Não jogue no vaso sanitário ou na pia, lixo e materiais como pontas de cigarros, absorventes, preservativos, plásticos e restos de comida 2 – Antes de lavar louça, limpe os restos de comida e jogue-os no lixo 3 – Limpe frequentemente os ralos dos banheiros e lavanderias 4 - Use ralos, grelhas e sifões nas pias e tanques 5 - Recolha o resto de óleo de cozinha em recipientes descartáveis e entregue em locais de reciclagem. Nunca descarte óleo de cozinha na pia."

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de ContasCompromissos públicos

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image