Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
MEIO AMBIENTE

Ibama prevê que quase 40 mil multas ambientais expiram em 2024, diz nota sob sigilo

Equipe do Fiquem Sabendo FS

Publicado em: 25/04/2022
Atualizado em: 10/03/2023

Documentos internos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) obtidos pela Fiquem Sabendo mostram que o órgão tem tido dificuldades para lidar com o passivo processual de autos de infração.

O órgão encaminhou à nossa equipe, por meio da LAI, um esboço de um plano nacional de enfrentamento a esse passivo, que ainda está em elaboração. Nas 90 páginas enviadas, servidores admitem que deficiências "nas etapas de instrução e julgamento acabam por comprometer todo um trabalho de investigação e de mobilização da fiscalização". A nota diz ainda que "os infratores percebem que o risco de punição tempestiva é baixo e, por isso, vale a pena dar continuidade à utilização indevida dos recursos ambientais".

Depois de recebermos a informação e pedirmos mais esclarecimentos, o Ibama colocou todos os documentos em sigilo e passou a dizer que os dados ainda são preparatórios.

Veja alguns dos pontos do documento:

1) São necessários 300 servidores exclusivos para instrução processual para que haja risco de prescrição abaixo de 20%; há possibilidade de contratação de servidores temporários;

2) o órgão estuda fazer um tipo de gratificação por produtividade de instrução e julgamento: "poderia ser escalonada e por desempenho, conforme quantitativo de processos instruídos", segundo o documento;

3) Estima-se que apenas de 10% a 15% dos processos lavrados tenham sido pagos ou parcelados;

4) Há 37.204 processos com indicativo de prescrição em 2024; em 2022, são 4.728. 

Acesse a íntegra dos documentos. (o arquivo com os dados principais é o “plano do passivo")

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pix_tt_Prancheta-1-1-1834x1024.png
Fiscalize o poder público com a Fiquem Sabendo. Acesse aqui a nossa campanha de financiamento.

Se quiser investigar casos específicos de multas prescritas, recomendamos a leitura da edição 76 desta newsletter, que trouxe uma planilha com todos os casos. Para saber a empresa responsável, basta buscar o número do processo (primeira coluna) no Sistema Eletrônico de Informações (SEI):

Passo 1. Pesquise o número do processo;

Passo 2. Clique no número do processo que aparece logo abaixo da busca;

Passo 3. Veja a parte interessada, que é a empresa multada;

Mais detalhes da multa podem ser obtidos a partir do nome da empresa e data de registro neste site.

Se usar as informações, dê o crédito!

ATENÇÃO: Todo o material publicado gratuitamente no nosso site ou nesta newsletter Don’t LAI to me pode, e deve, ser compartilhado! Usamos a licença “Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)", que permite a republicação/adaptação, inclusive para fins comerciais, nas seguintes condições:

-Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas";

-Incluir link para a publicação original da agência (no site ou na newsletter);

-As postagens nas redes sociais sobre as reportagens com dados obtidos pela nossa equipe devem conter menção aos perfis da agência: Twitter, Instagram, Facebook ou Linkedin.

______________________________________________________

Este conteúdo saiu primeiro na edição #77 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de ContasCompromissos públicos

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image