Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
MEIO AMBIENTE

Data Fixers: veja um balanço dos resultados das audiências de conciliação (Ibama)

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 05/12/2022
Atualizado em: 10/03/2023

Conseguimos uma planilha do Ibama que mostra o resultado das audiências de conciliação já feitas em 2021 e 2022, indicando número do processo, nome dos autuados, data da audiência, resultados, valores, dentre outras informações.

Segundo o Ibama, entre março de 2021 a agosto de 2022, 63% dos resultados foram positivos e 740 multas foram pagas à vista ou parceladas.

Entenda o significado dos dados:

  • Audiência frutífera é aquela em que o autuado adere a uma solução legal para conciliação;
  • Audiência infrutífera é aquela em que não há conciliação;
  • Audiência deserta é a que o autuado não comparece e não apresenta justificativa para a falta. 

A conciliação ambiental é uma nova fase do processo administrativo relacionado a infrações ambientais. Esta etapa entrou em vigor com o Decreto nº 9.760/2019, em outubro de 2019, e consiste de uma audiência em que o órgão público oferece soluções legais para encerrar a autuação.

Para entender o que é uma audiência de conciliação e interpretar melhor os dados, veja este documento enviado pelo Ibama.

Acesse aqui os dados.

O pedido tem o protocolo 02303.011326/2022-05

As informações foram fornecidas ao projeto Data Fixers, iniciativa de abertura de dados e documentos sobre crimes ambientais financiada pelo The Brown Institute for Media Innovation, das universidades de Columbia e Stanford, em parceria com a Fiquem Sabendo

Se for usar estes dados, os créditos precisam ser dados da seguinte forma: “os dados foram obtidos pelo projeto Data Fixers, em parceria com a agência de dados Fiquem Sabendo.”

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image