Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
MEIO AMBIENTE

Data Fixers: veja propriedades rurais que foram registradas na mesma área de terras indígenas protegidas

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 24/01/2023
Atualizado em: 24/01/2023

Depois de garantirmos mais transparência nos dados abertos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), espécie de registro oficial de propriedades rurais, fizemos uma breve análise que mostra quais dessas propriedades estão em áreas indígenas, que deveriam ser protegidas. Por meio desses dados, é possível identificar o tamanho da área de conflito, nome da terra indígena, quanto representa do total da propriedade e várias outras informações detalhadas. Esta sobreposição é um problema histórico do cadastro, apontado por vários especialistas. Saiba mais aqui.

Acesse aqui os dados.

Veja ainda o código que originou os dados no Google Collab (em Python)

Fizemos um levantamento experimental com os dados de proprietários de imóveis rurais no Estado do Mato Grosso, que são abertos, cruzando-os com o da planilha de sobreposições em terra indígena. Veja aqui.

Se quiser acesso aos dados brutos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Mato Grosso, também os disponibilizamos nesta pasta, com cópia do protocolo do pedido enviado ao governo daquele estado.

As informações foram fornecidas ao projeto Data Fixers, iniciativa de abertura de dados e documentos sobre crimes ambientais financiada pelo The Brown Institute for Media Innovation, das universidades de Columbia e Stanford, em parceria com a Fiquem Sabendo

Se for usar estes dados, os créditos precisam ser dados da seguinte forma: “os dados foram obtidos pelo projeto Data Fixers, em parceria com a agência de dados Fiquem Sabendo.”.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image