Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Produzimos uma base de dados de pessoas e empresas que comercializaram ou armazenaram madeira ilegalmente no Brasil desde 2008. O levantamento considerou as menções ao artigo 47, § 1, do decreto 6514/2008, que trata das infrações e sanções ambientais, e qualquer sanção que mencione o termo “madeira”. É possível que alguns casos não apareçam na base de dados, já que nem sempre o Ibama identifica este tipo de sanção da mesma forma.
Veja aqui a planilha, atualizada no dia 24 de outubro de 2022.
Veja ainda o código em Python usado (necessário ter o Google Colab instalado no Google Drive).
Se for usar estes dados, os créditos precisam ser dados da seguinte forma: “os dados foram obtidos pelo projeto Data Fixers, em parceria com a agência de dados Fiquem Sabendo.”
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.