Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
INSTITUCIONAL

Treinamento oferecido por Abraji e Fiquem Sabendo capacita comunicadores de todo o país a usar a LAI

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 29/04/2024
Atualizado em: 06/05/2024

Realizado pela Abraji e pela Fiquem Sabendo, com financiamento do Fundo Canadá, o programa de treinamento “LAI para Comunicadores” chegou ao fim com direito a formatura para os participantes que completaram as atividades propostas. O curso, que ocorreu entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, teve como objetivo ajudar comunicadores e jornalistas que trabalham em iniciativas hiperlocais a fazer apurações com dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

formatura - foto 2.jpg

Formatura do curso contou com a presença de Katia Brembatti, presidente da Abraji; Taís Seibt, diretora de operações da Fiquem Sabendo; Bruno Morassutti, coordenador de Advocacy da Fiquem Sabendo; e Manuella Caputo, coordenadora de LAI da Abraji.

O treinamento consistiu na realização de oficinas on-line e ao vivo oferecidas para mais de 300 pessoas inscritas. Desses, 40 comunicadores participaram de mentoria especializada e realizaram pedidos de informação em seus contextos de cobertura. Durante os encontros, os instrutores apresentaram a LAI, exemplos de sua utilização no jornalismo e até mesmo como recorrer de negativas de acesso à informação por parte do poder público. A proposta foi convidar os participantes a se apropriar do dispositivo enquanto uma ferramenta aliada da apuração jornalística.

As oficinas foram ministradas pela equipe da Fiquem Sabendo: Taís Seibt, Bruno Morassutti e Maria Vitória Ramos, que também acompanharam os participantes na mentoria para realização de pedidos de informação. Ao todo, 40 profissionais registraram solicitações de LAI e aproveitaram a ajuda dos especialistas. Outras dez pessoas concluíram o curso como ouvintes. Para os inscritos que não conseguiram fazer o treinamento no prazo determinado, o conteúdo segue disponível na plataforma de cursos da Abraji.

“Um diferencial deste programa foi a mentoria para realização de pedidos de informação, pois na hora de colocar os conhecimentos em prática surgem dúvidas e dificuldades que as pessoas não sabem como resolver ou não tem para quem perguntar. Nós acompanhamos esse processo, mostrando os caminhos de apuração, e isso tornou a experiência mais significativa para os mentorados”, comenta Taís.

Devido ao número elevado de participantes, o curso foi dividido em cinco turmas de acordo com as regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Para os encontros ao vivo, a Abraji e a Fiquem Sabendo convocaram um(a) especialista no acesso a informações públicas em cada região. Participaram como convidadas(os): Kátia Brasil (Amazônia Real), na turma da região Norte; Cecília Olliveira (Instituto Fogo Cruzado/Abraji), na turma do Nordeste; Fabiana Pulcineli (O Popular), na do Centro-Oeste; Jamile Santana (Escola de Dados), na do Sudeste; e, por fim, Luciano Velleda (Sul21), na turma da região Sul.

Durante a mentoria, o jornalista Victor Moura, de Recife (PE), protocolou um pedido de informação para o governo de Pernambuco sobre os gastos com ventiladores e ar-condicionados para as escolas estaduais. Ele comenta: “Sou um jornalista cada vez mais apaixonado pela LAI. Já tinha usado a ferramenta, mas tinha muitas dúvidas. Essa formação da Abraji, junto à Fiquem Sabendo, me sanou várias delas. E me fez olhar mais para perto, entendendo a LAI como uma aliada do jornalismo local, independente e comunitário”.

Além do Victor, vários mentorados também registraram solicitações de informação. Conheça a seguir as reportagens e dados públicos abertos que resultaram do programa de treinamento LAI para Comunicadores:

Reportagens:

Bases de dados disponibilizadas na newsletter Don’t LAI to me, da Fiquem Sabendo:

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”.

Inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também: https://news.fiquemsabendo.com.br/


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de ContasCompromissos públicos

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image