Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraMaria Vitória Ramos
Sim. Ele chegou. O novo site da Fiquem Sabendo está no ar!
Para comemorar o Dia Internacional do Acesso à Informação lançamos um site totalmente reformulado para atender as diferentes necessidades do nosso público diverso. Além de ser mais intuitivo e eficiente, o novo site marca um novo momento da Fiquem Sabendo que completa, em dezembro, cinco anos. (sim, vai ter bolo e refri!)
No primeiro semestre desse ano vim para os Estados Unidos estudar. Depois de uma maratona de anos, foram 6 meses de descanso e estudo. Mas isso só foi possível porque a Taís Seibt, jornalista, pesquisadora e professora (e nossa primeira contratada lá em 2020) assumiu a direção da organização - com uma coragem e determinação invejáveis. Somos complementares e agora repartimos a diretoria da FS entre executiva (Maria Vitória, também co-fundadora) e operacional (Taís).
O momento agora é de planejamento e preparação para os próximos cinco anos. Com o apoio de vocês, queremos conquistar novos setores, como a Academia, políticas públicas e GovTech. Agora com uma equipe de tecnologia própria, vamos desenvolver novos produtos que atendam os diversos ecossistemas.
São declarações como essa do Marco Túlio Pires, head da Google News Initiative Brasil, que nos incentivam a continuar buscando novos desafios:
“A FS inovou ao se especializar na LAI e já descortinaram algumas das mais importantes histórias no jornalismo brasileiro. E seguem inovando com tecnologia, gestão, serviços e conteúdo, liderando uma safra de pensadores de mídia que não víamos há muito tempo no Brasil. Mal posso esperar para ver as muitas outras contribuições que eles darão ao nosso país!”
Podem esperar (e cobrar depois!)
Um espaço que traduz a nossa complexidade
Somos gratos ao site antigo, que aguentou até aqui esquecido de lado, coitado. Além de estar na melhor idade, há tempos que não refletia a amplitude das ações da FS. Como explica nossa conselheira, professora do Insper e ex-procuradora do Estado de São Paulo, Laura Mendes Amando de Barros:
“O trabalho da Fiquem Sabendo, para além da publicização de assuntos de fundamental interesse para a população, com a possibilidade do efetivo exercício da accountability, vem se mostrando essencial para a defesa da própria democracia brasileira”
Para isso atuamos de forma integrada e com uma equipe multidisciplinar constituída por jornalistas, advogados, cientistas de dados e desenvolvedores. Nosso trabalho é direcionado por quatro eixos:
Já ultrapassamos a crise do rótulo (somos uma agência de dados, uma ong de transparência, um veículo de comunicação?), e hoje entendemos que ocupamos um espaço que não existia. Por isso a dificuldade de encaixar o nosso trabalho em alguma categoria pré-existente.
O editor de investigações ambientais no Pulitzer Center, Gustavo Faleiros, entende esse espaço:
“Acompanho o trabalho da FS desde o início e posso dizer que eles desempenham um papel único e muito importante no Brasil. Ninguém faz o que eles fazem!”
E a Kátia Brembatti, presidente da Abraji, entra no coro:
“Eu não conheço ninguém no Brasil que faz o trabalho que a Fiquem Sabendo faz. É uma história construída ao longo de todos esses anos mostrando a relevância da LAI na cidadania”.
Assim não tem como não se emocionar <3
Celebramos com você!
Avanços em Advocacy
Em agosto, nosso primeiro Projeto de Lei foi aprovado com unanimidade na Câmara dos Deputados (com direito à menção direta a Fiquem Sabendo no Plenário durante o discurso da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), relatora do projeto)! Isso significa que o processo de incidência intencional iniciado no final do ano passado está rendendo frutos. O PL 2725/2022, que garante transparência para os dados educacionais, segue agora para o Senado. Outros seis projetos sugeridos por nós já aguardam votação na Câmara.
Nossas ações de incidência em Brasília seguem ampliando nossa capacidade de influenciar o governo para melhores políticas públicas. No início do ano, assumimos uma cadeira no Conselho de Transparência do Governo Federal e fomos convidados pela Controladoria-Geral da União (CGU) para orientar a construção do 6º Plano de Ação de Governo Aberto do Brasil.
“A FS é um importante guardião do direito constitucional que a sociedade tem de se informar. Mais do que isso, é um multiplicador de conhecimentos sobre esse direito”,
afirmou Otavio Neves, Diretor de Governo Aberto e Transparência da CGU.
Novos financiadores e projetos a todo vapor
Iniciamos em setembro o novo projeto da FS, o “Lobby na comida”, com direito a uma repórter científica na equipe! Estamos muito felizes com esse apoio do Instituto Ibirapitanga e do Instituto Serrapilheira, que vai nos permitir investigar conflitos de interesse nas políticas públicas dos setores de Alimentação e Saúde usando o Agenda Transparente.
O projeto das Notas Fiscais do Cartão Corporativo do ex-presidente e seu vice, em andamento desde maio, segue à todo vapor. Com essa iniciativa, o benchmark americano da FS e antigo parceiro, o MuckRock, passou a ser também nosso financiador! Lembrando que todas as NFs digitalizadas pela nossa equipe antes do governo impedir nossa entrada estão no DocumentCloud, plataforma do MuckRock para facilitar a análise de documentos.
Uma das novidades do novo site, inclusive, é a possibilidade de ler PDF inteiros dentro do visualizador de documentos do DocumentCloud sem sair da página! Para adicionar a funcionalidade ao seu site, basta seguir as instruções aqui ;)
O Google News Iniative (GNI), financiador do Agenda Transparente, continua impulsionando o nosso trabalho. Já fizemos algumas acelerações oferecidas por eles e esta semana iniciamos nossa participação no Laboratório de Desenvolvimento de Audiência, oferecido em parceria com a Ajor, rede de jornalismo independente da qual somos membros.
Por fim, para o rol de apoiadores institucionais, temos o prazer de anunciar a entrada do Instituto Galo da Manhã. Financiamentos não atrelado a projetos são raros, mas essenciais para o desenvolvimento estrutural das organizações.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.