Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
GASTOS PÚBLICOS

Fiquem Sabendo realiza live com jornalista que investigou orçamento secreto do governo Bolsonaro

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 24/09/2021
Atualizado em: 29/07/2024

No Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, celebrado em 28 de setembro, a Fiquem Sabendo (FS) realizará uma live comemorativa em seu canal no Youtube. A transmissão contará com a presença do cofundador da FS e produtor da GloboNews, Léo Arcoverde, e do jornalista do Estadão Breno Pires. O bate-papo acontecerá na terça-feira (28), às 10h.

Breno Pires é autor das reportagens sobre o orçamento secreto do governo Bolsonaro, publicadas no Estadão em maio de 2021. Sua investigação mostrou que, no final de 2020, o Presidente Jair Bolsonaro criou um orçamento paralelo de R$ 3 bilhões em emendas para aumentar sua base de apoio no Congresso. Como boa parte das emendas foram destinadas à compra de tratores e equipamentos agrícolas superfaturados, a história ficou conhecida como Tratoraço na imprensa.

Durante a apuração, o Estadão obteve 101 ofícios enviados por parlamentares ao Ministério do Desenvolvimento Regional e órgãos vinculados para indicar como eles preferiam utilizar os recursos. Além disso, o jornal acionou a pasta por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), que por sua vez reconheceu que os deputados e senadores definiram como e onde aplicar o montante de verbas da própria pasta.

No bate-papo com o cofundador da FS Léo Arcoverde, o jornalista Breno Pires irá compartilhar os bastidores do Tratoraço e falará sobre os desafios na obtenção de informações e documentos públicos durante o processo de apuração da reportagem.

Traga suas perguntas e venha participar da conversa com a gente! A transmissão será realizada pelo canal no Youtube da Fiquem Sabendo:

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de ContasCompromissos públicos

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image