Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
A Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou, em resposta a um pedido de informação, que a abertura de dados de pagamentos a pensionistas civis e militares, feita após denúncia da Fiquem Sabendo ao Tribunal de Contas da União (TCU), contribuiu para a identificação de possíveis irregularidades nos pagamentos a servidores.
Em junho deste ano, o órgão publicou uma auditoria que identificou indícios de irregularidades em pagamentos aos pensionistas. A CGU apontou 729 registros "para os quais não foi observada a incidência de abate-teto" e "110 registros para os quais foi observada incidência em valor insuficiente da rubrica de abate-teto".
Na resposta à Fiquem Sabendo ao pedido de informação sobre a auditoria (protocolo 00106.008818/2022-14), o órgão admitiu que "a disponibilização de dados [de pagamentos a pensionistas] foi um dos fatores importantes para viabilizar a realização do trabalho em enfoque".
Se confirmadas as irregularidades, diz a CGU, haverá devolução ao erário de pelo menos R$ 5 milhões.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.
Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.