Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
EDUCAÇÃO

Universidades enfrentam processos de candidatos indeferidos

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 07/11/2022
Atualizado em: 10/03/2023

Diversas universidades federais e estaduais têm enfrentado processos na Justiça movidos por candidatos a vagas para estudar nas instituições e que tiveram suas candidaturas indeferidas na chamadas comissões de heteroidentificação.

Essas comissões foram criadas nos últimos anos para verificar possíveis irregularidades no preenchimento das vagas previstas em lei para estudantes pretos, pardos ou indígenas (PPI), após denúncias de uma série de fraudes.

Nossa equipe registrou pedidos de informação para algumas das maiores instituições de ensino do país. Praticamente todas que conseguiram fazer o levantamento confirmaram ter recebido processos do tipo - e, em alguns casos, perderam e tiveram de readmitir os estudantes.

As instituições não forneceram dados específicos dos alunos em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Em certos casos é possível ver o número do processo, que pode ser utilizado para consulta processual no Tribunal de Justiça do estado correspondente. Em outras respostas também foi disponibilizado o curso do candidato que moveu o processo.

Há instituições que não possuem bancas de heteroidentificação, como a Universidade de Brasília (UnB), que, desde 2014, valida apenas a autodeclaração do candidato, conforme resposta via LAI. 

Veja os dados abaixo de cada instituição que nos enviou informações. É importante ler o contexto das informações enviadas por cada uma delas:

Caso queira solicitar estas informações para uma universidade na sua região, use o nosso modelo de pedido disponível na WikiLAI

Solicito, por favor, planilha com todas as ações judiciais movidas contra a universidade [insira aqui o nome da universidade] para anulamento / cancelamento / mudança de decisão em indeferir candidaturas de estudantes por não terem comparecido ou não terem sido aprovados pela comissão de avaliação racial da instituição (comissão de heteroidentificação), na maior série histórica possível. Favor indicar o número do processo, a data, o curso, o ano/semestre do aluno e, se possível, nome do candidato(a). Favor indicar quais sentenças foram favoráveis à universidade, quais foram desfavoráveis e quantas estão pendentes de julgamento.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de ContasCompromissos públicos

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image