Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Desenvolvido pela Fiquem Sabendo (FS), um Projeto de Lei que pretende aumentar a transparência de dados educacionais foi aprovado pelo Senado e agora segue para sanção presidencial. O PL 2725/2022, de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), obriga o poder público a disponibilizar uma série de informações para pais e responsáveis, além de toda a população, sobre o sistema educacional.
O dispositivo prevê a divulgação ativa, por exemplo, de dados sobre: vagas em instituições de ensino públicas; bolsas e auxílios para estudantes e professores; estatísticas relativas a fluxo e rendimento escolar; execução física e financeira de programas, projetos e atividades voltados para a educação; além dos currículos dos ocupantes de cargo de direção de instituição de ensino e dos membros dos conselhos de educação.
Para a sociedade, o projeto concretiza a oportunidade de acompanhar de perto o uso de recursos públicos na educação e cobrar resultados das autoridades competentes, seja no governo federal, estadual ou municipal.
Diretor de Advocacy da Fiquem Sabendo, Bruno Morassutti explica que “o projeto busca tornar claro que o direito à informação é essencial na área da educação, seja ela pública ou privada”. “Sendo a educação um assunto prioritário para o futuro do nosso país, a transparência e o acesso a dados são necessários para a formulação, execução e avaliação de políticas públicas baseadas em evidências”, completa.
O PL 2725/2022 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir o acesso à informação sobre a gestão educacional como um dos princípios da educação nacional. Determina ainda que escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas, que recebam recursos públicos, não tenham entre seus dirigentes membros dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) ou do Ministério Público, dirigentes de órgão ou entidade da administração pública, nem parentes de quaisquer deles até o terceiro grau.
VEJA AS BASES DE DADOS QUE A FIQUEM SABENDO JÁ ABRIU SOBRE EDUCAÇÃO
Desde sua criação, a Fiquem Sabendo tem como uma de suas prioridades a ampliação da transparência sobre a educação no Brasil. A partir da Lei de Acesso à Informação (LAI), já liberamos diversos dados sobre o tema. Só em 2024, conduzimos um levantamento sobre vagas, matrículas e filas em creches municipais; mostramos os repasses federais para alimentação escolar; revelamos dados sobre o acesso à Internet nas escolas públicas; e muito mais.
E se você quiser conduzir suas próprias investigações, conheça a WikiLAI - a plataforma da FS com tudo o que você precisa saber para acessar informações públicas. Por lá, temos a seção “LAI na Educação”, desenvolvida em parceria com a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), onde você confere como obter diversos dados sobre educação no país.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”