Sala de aula do CEI (Centro de Educação Infantil) Educador Paulo Freire, na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo. Foto: César Ogata/SECOM (16/06/2015)
Em Pedreira, distrito da zona sul de São Paulo, uma criança passa, em média, 668 dias à espera de uma vaga em um CEI (Centro de Educação Infantil) da prefeitura. A região lidera o ranking de tempo médio na fila da creche em toda a cidade.
A segunda colocação é ocupada por Cidade Ademar, também na zona sul, com tempo médio de 483 dias. Em seguida, na terceira posição, aparece o Itaim Bibi, área nobre na zona oeste, com 471 dias.
É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo obtidos por meio da
Lei de Acesso à Informação.
De acordo com as informações disponibilizadas pela gestão do prefeito
Fernando Haddad (PT), metade dos dez distritos onde as crianças de zero a três anos passam mais tempo na fila da creche fica na zona sul _a maioria, bairros da periferia, como Jardim Ângela e Campo Limpo (veja no quatro abaixo).
Raio-X da fila da creche
Quanto menor a faixa etária, maior é a quantidade de crianças fora da creche na capital paulista.
No grupo de crianças de até um ano e oito meses, há atualmente 53.234 crianças à espera da abertura de vagas em unidades de ensino da prefeitura.
Já no de crianças nascidas entre abril e dezembro de 2014, há 36.740 crianças fora da escola (veja no infográfico quadro abaixo).
Fila da creche é um dos principais ‘nós’ da educação básica em SP
A existência de dezenas de milhares crianças de até três anos e 11 meses fora da escola é um dos nós da educação básica que sucessivos prefeitos da cidade de São Paulo, historicamente, se comprometem a desatar, mas não conseguem.
A exemplo de
Gilberto Kassab (PSD), seu antecessor no cargo,
Fernando Haddad (PT) prometeu, em campanha, zerar a fila da creche. Neste ano (a um ano e três meses do fim de seu mandato), a sua administração mudou o discurso e passou a prometer gerar o maior número possível de vagas na educação infantil.
Na avaliação de especialistas, a fila da creche representa dois problemas: ela compromete o desenvolvimento das crianças, que são privadas de frequentarem a escola nos seus primeiros anos de vida, e, ao mesmo tempo, impede que mães _sobretudo aquelas de baixa renda, moradoras dos bairros periféricos da capital paulista_ entrem ou retornem ao mercado de trabalho após o período de amamentação.
Por que isso é importante?
O direito à educação é um dos direitos sociais previstos no art. 6º da
Constituição Federal de 1988.
Segundo o art. 205, também da Constituição Federal, a educação “é um direito de todos e dever do Estado e da família” e “será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.