Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
TRANSPARÊNCIA

Deputada apresenta Projeto de Lei sugerido pela Fiquem Sabendo na Câmara

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 03/09/2021
Atualizado em: 10/03/2023

Por sugestão da Fiquem Sabendo, a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) levou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2063/21, que elimina a necessidade de indicação de motivos para obtenção de certidões diante de repartições públicas. O PL altera a Lei 9.051/95, que dispõe sobre a expedição de certidões para a defesa de direitos e esclarecimentos de situações.

O direito de obter certidões de órgãos públicos para a defesa de direitos e esclarecimentos de situações é um direito fundamental com previsão constitucional expressa. No entanto, a exigência de que o requerente indique as razões pelas quais está solicitando o documento inverte a lógica do dever constitucional de prestação de contas e, no caso de pedidos que busquem informações para defesa de direitos dos próprios requerentes, viola o direito fundamental à ampla defesa.

As legislações mais recentes a respeito de demandas feitas por cidadãos não só não demandam como, pelo contrário, proíbem exigências de motivos. Como exemplo, o art. 10, §3º da Lei de Acesso à Informação (LAI), que diz: “São vedadas quaisquer exigências   relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público”.

Cofundador e coordenador de Advocacy da Fiquem Sabendo, o advogado Bruno Morassutti explica: “A nossa proposta acaba com a possibilidade de solicitação de motivos e harmoniza a Lei 9.051/95 com a Lei de Acesso à Informação e com a Lei de Defesa do Usuário de Serviços Públicos, duas leis que são claras em falar que não é válida a exigência de motivos".

O PL 2063/21 tramita agora em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image