Home > Transparência > Fiquem Sabendo promove oficina gratuita para estudantes de jornalismo dia 28/4, no YouTube da Faculdade Cásper Líbero 

Fiquem Sabendo promove oficina gratuita para estudantes de jornalismo dia 28/4, no YouTube da Faculdade Cásper Líbero 

///
Comentários desabilitados

Workshop online faz parte do projeto WikiLAI, o guia com tudo o que você precisa saber para acessar dados públicos no Brasil

No dia 28 de abril, às 14h, a Fiquem Sabendo (FS) realiza uma oficina virtual e gratuita em parceria com a Faculdade Cásper Líbero (FCL) tendo como referência a WikiLAI, o guia com tudo o que você precisa saber para acessar dados públicos no Brasil. Com o tema “Como um jornalista iniciante pode cavar pautas exclusivas usando a Lei de Acesso à Informação”, a oficina é aberta a estudantes e professores de jornalismo de todo o país e demais profissionais interessados em saber mais sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI). 

Desenvolvida pela FS, com o apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, a WikiLAI é uma plataforma em formato wiki que reúne mais de 100 verbetes com explicações e tutoriais para facilitar o acesso a informações públicas. É possível encontrar, por exemplo, o passo a passo sobre como proceder em casos de respostas negativas a solicitações com base na LAI e consultar modelos de pedidos sobre diversos assuntos, além de uma série de casos concretos de pautas jornalísticas relevantes produzidas usando a LAI.

A oficina será ministrada pela jornalista Taís Seibt, gerente do projeto WikiLAI na FS e doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Será uma oportunidade de apresentar a WikiLAI a estudantes e professores universitários, que são públicos centrais da plataforma, pois ela foi pensada para servir como material de consulta principalmente para quem é iniciante no uso da LAI”, diz Seibt, que também é professora de jornalismo na Unisinos (RS).

A transmissão será feita pelo canal oficial da FCL no Youtube. Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia, mas você pode preencher este formulário para receber um lembrete com o link de acesso à transmissão. Serão emitidos certificados de participação pela Faculdade Cásper Líbero.

Serviço

O que: “Oficina WikiLAI: Como um jornalista iniciante pode cavar pautas exclusivas usando a Lei de Acesso à Informação”, com Taís Seibt (Fiquem Sabendo)

Quando: 28/04, quinta-feira, às 14h

Onde: pelo YouTube da Faculdade Cásper Líbero

Quanto: gratuito

Como: preencha o formulário em https://bit.ly/wikilainacasper para receber o link por e-mail no dia da oficina. A Faculdade Cásper Líbero irá emitir certificado de participação no evento ao vivo.

Você também poderá gostar
Ministro pede revisão de norma que tira responsabilidade do TCU de receber denúncias sobre transparência
Com florestas em chamas, governo Bolsonaro investiu 24% a menos no combate ao fogo em setembro
25 anos de atraso: os pedidos de acesso dos Estados Unidos sem solução
Estratégias e táticas para acessar informações públicas em 5 lições
Repórter da ProPublica fala sobre acesso a e-mails de políticos e servidores
Repórter da ProPublica fala sobre acesso a e-mails de políticos e servidores