Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
TRANSPARÊNCIA

Fiquem Sabendo e Open Knowledge Brasil denunciam ABIN por falta de transparência

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 30/07/2021
Atualizado em: 10/03/2023

A Fiquem Sabendo (FS) e a Open Knowledge Brasil (OKBR) denunciaram a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) pela não disponibilização de bases de dados e informações individualizadas relativas a agentes, inativos e pensionistas da ABIN. A denúncia foi feita ao Tribunal de Contas da União (TCU), em 27 de janeiro de 2021.

A manifestação faz parte de uma longa batalha da Fiquem Sabendo pela abertura dos dados de pagamentos realizados pelo governo federal a aposentados e pensionistas. Em 2017, a FS fez uma denúncia inicial ao TCU sobre o tema e, em 2019, o tribunal finalmente determinou a publicação de tais dados. Em 2020, o governo publicou as informações - mas de forma incompleta, fazendo referência apenas a servidores civis. 

Portanto, em janeiro de 2021, a FS realizou novas denúncias requisitando a divulgação das informações também de servidores das Forças Armadas, Banco Central (BC) e ABIN. Em junho deste ano, o governo publicou os dados relativos às aposentadorias e pensões dos servidores militares e do BC. Os dados relativos à ABIN, porém, ainda seguem indisponíveis.

O cofundador e coordenador de Advocacy da Fiquem Sabendo, Bruno Morassutti, reforça que é necessário existir transparência nas despesas públicas, inclusive naquelas despesas com pessoal.

Ele explica: "No caso dos pensionistas, eles sequer têm vinculação direta com a atividade de segurança, que supostamente fundamentaria o sigilo. Não fazendo sentido a não divulgação dos dados. No caso dos aposentados, no máximo seria admissível a restrição temporária de acesso aos nomes, mas não a omissão total de informações”.

Na denúncia, as organizações solicitam que seja determinado ao Ministério da Economia, à Controladoria-Geral da União (CGU) e à ABIN que disponibilizem, no Portal de Dados Abertos, os conjuntos de dados completos de todos os pensionistas, aposentados e agentes públicos da ativa da ABIN; e, no Portal da Transparência, as informações individualizadas de todos os pensionistas, aposentados e agentes públicos da ativa da ABIN.

A Fiquem Sabendo e a Open Knowledge Brasil reforçam que a ocultação das informações impõem restrições ao controle público, principalmente o controle externo e o controle social; além disso, restringe a transparência pública no que diz respeito à parcela relevante da destinação do Orçamento Geral da União.

Sendo assim, as organizações argumentam que a divulgação dos dados irá aumentar a percepção de controle sobre despesas com recursos humanos, além de fortalecer a transparência pública, a política federal de acesso à informação e a Estratégia Digital do TCU quanto à fiscalização de pessoal.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image