Home > Transparência > Curso gratuito para jornalistas sobre acesso à informação aceita inscrições até 23/2

Curso gratuito para jornalistas sobre acesso à informação aceita inscrições até 23/2

///
Comentários desabilitados

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Fiquem Sabendo abrem, nesta quinta-feira, 10.fev.2022, as inscrições para a nona turma do curso on-line e gratuito “LAI nas Redações”. O treinamento que visa orientar jornalistas a como acionar a Lei de Acesso à Informação (LAI) no processo de apuração de reportagens teve início em out.2021 e já contou com a participação das redações do O Estado de S.Paulo, Correio Braziliense e Grupo Globo. 

Previsto para acontecer durante todo o mês de março, a nona edição do programa será aberta para profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país, que estejam atuando em redações ou sejam freelancers. As inscrições devem ser feitas até 23.fev.2022.

Inscreva-se aqui!

Elaborada com apoio da organização canadense IFEX, o LAI nas Redações tem como objetivo facilitar o uso de ferramentas para obtenção de dados de transparência pública por meio da Lei de Acesso a Informações (LAI), que completa dez anos de uso. A iniciativa surgiu a partir de uma pesquisa feita pela Abraji que revelou a falta de familiaridade do reportariado com esse mecanismo legal. 

O curso consiste em nove módulos assíncronos, com duração total de 2 horas, além de uma sessão ao vivo para tirar dúvidas com um especialistas em Lei de Acesso à Informação. “Quando a LAI abala a República”, “Como construir pedidos efetivos”, “Receitas para reportagens” e “‘Porque não’ não é resposta” são alguns dos temas apresentados pela instrutora Maria Vitória Ramos, cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo.

Atualmente, o treinamento está sendo destinado a cinco redações Alma Preta Jornalismo, A Crítica, Correio da Bahia, O Popular e O Povo.

Os alunos que cumprirem todas as etapas no prazo e responderem a pesquisa de conclusão, receberão o certificado de participação e um e-book exclusivo do curso. O ebook ensina um passo a passo de como fazer um pedido pela LAI e como rebater a possíveis respostas negativas a essas informações por parte dos agentes públicos. Inscreva-se aqui.