Home > Transparência > Como receber atualizações sobre os gastos do governo pelo Telegram

Como receber atualizações sobre os gastos do governo pelo Telegram

///
Comentários desabilitados

Você sabia que pode se atualizar sobre os gastos do governo de forma direta? Pois é, o Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU) tem uma ferramenta que permite que você receba notificações sobre o tema via e-mail e/ou Telegram.

Você pode escolher exatamente sobre o quê deseja ser informado(a), então nem precisa se preocupar com comunicações em excesso. 

A CGU possibilita o cadastro para receber atualizações sobre vários assuntos dentro das áreas de: convênios e outros acordos; despesas realizadas em políticas públicas; contratos firmados; atualizações das bases do Portal da Transparência; recebimento de recursos públicos por pessoas jurídicas, entre outros.

Para cadastrar seu e-mail, basta inseri-lo na própria página da ferramenta.

E para cadastrar sua conta no Telegram, a equipe da Fiquem Sabendo preparou um passo a passo. Dá uma olhada:

1. Acesse o site portaltransparencia.gov.br/notificacoes, vá em “Dados do assinante”, digite seu nome e selecione o Telegram em “Tipo de notificação”.

2. Selecione as notificações que deseja receber a partir dos módulos que aparecem em seguida: convênios e outros acordos; despesas realizadas em políticas públicas; contratos firmados; atualizações das bases do Portal da Transparência; e pessoa jurídica. Não esqueça de clicar em “Incluir” para que suas escolhas sejam salvas.

Caso precise, você também pode excluir as notificações selecionadas no tópico “Notificações incluídas”, ao final da página.

3. Selecione a caixa do reCAPTCHA e clique em “Salvar”.

4. Aparecerá uma caixa de aviso com um QR Code. Você deve apontar a câmera do seu celular para o código e clicar no link que aparecerá no aparelho em seguida.

5. O link irá te redirecionar para o bot (robô) do Portal da Transparência no Telegram. Você clica em “Começar” e pronto, seu cadastro está feito!

Caso você queira gerenciar ou cancelar as notificações, você deve clicar em “Começar” novamente. Se a opção não estiver disponível, basta digitar “/start” e enviar. Você ainda pode clicar no link da opção “Já sou cadastrado” no link: portaltransparencia.gov.br/notificacoes.

Gostou deste conteúdo? Na nossa newsletter quinzenal, a Don’t LAI to me, compartilhamos mais tutoriais como esse, além de bases de dados públicos e conteúdos diversos relacionados à Lei de Acesso à Informação (LAI). Assine gratuitamente clicando aqui!