Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
TRANSPARÊNCIA

Adesão de órgãos estaduais e municipais ao Fala.BR aumentou em 2023

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 31/01/2024
Atualizado em: 31/01/2024

Já é possível submeter demandas via Lei de Acesso à Informação (LAI) a 1.024 entes públicos por meio da plataforma Fala.BR, criada pelo governo federal. Desde 2020, a plataforma tem um módulo para a gestão da LAI, que é disponibilizado a outros entes públicos de forma gratuita. O aumento na adesão foi mais expressivo nos estados (158%) e também cresceu nos municípios (23,5%) em 2023, na comparação com o ano anterior.

Em pedido de informação, a Fiquem Sabendo solicitou que a Controladoria-Geral da União (CGU), listasse os órgãos e entidades do módulo de acesso à informação da plataforma, indicando esfera e data de adesão. O órgão de controle interno do governo federal disponibilizou quatro arquivos, separando as informações pelas esferas “federal, estadual, municipal e serviço social autônomo/conselhos profissionais”.

 
A planilha com dados sobre a esfera federal lista 317 órgãos. Na lista, estão agências, bancos, companhias, hospitais, fundações, institutos, universidades, ministérios, superintendências entre outros. A maioria (88,3%) ingressou ainda em 2020 no Fala.BR, ano em que o canal de comunicação com o cidadão foi criado pela CGU, integrando Ouvidoria e Acesso à Informação. 


Estados e municípios 

Na plataforma, é possível também solicitar dados de 253 órgãos da esfera estadual, conforme uma segunda planilha enviada pela CGU. A lista indica que 61,3% deles aderiram ao Fala.BR no ano passado. O ingresso desses 115 órgãos em 2023 representou um aumento de 158,2% no número total de organismos estaduais presentes no Fala.BR – até 2022, eram apenas 98.

Na esfera municipal, o crescimento foi menor no ano passado, de 23,5%, conforme outra planilha da CGU. Ao longo de 2023, 85 órgãos municipais aderiram ao sistema, que já contava com 361 integrantes no módulo de informação. A boa notícia é que mais três adesões já foram registradas neste início de 2024, totalizando 449 órgãos municipais atualmente no Fala.BR.

Serviços autônomos e conselhos profissionais

Entre serviços autônomos e conselhos profissionais, todavia, apenas cinco adesões: Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Conselho Nacional do SESI e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), que aderiu ao sistema em 19 de janeiro deste ano. Os dados estão disponíveis nesta planilha.

Supremo Tribunal Federal

Também já é possível solicitar dados do Supremo Tribunal Federal (STF) na plataforma. Conforme a CGU informou à FS, também via LAI, o STF iniciou tratativas para adesão ao sistema em 21 de setembro de 2023, tanto para o módulo Ouvidoria quanto para Acesso à informação, mas o módulo de Acesso à Informação para o STF “demandou ajustes na Plataforma Fala.BR, uma vez que a esfera ‘federal’ refere-se aos órgãos do Poder Executivo federal”. A previsão de conclusão do ajuste era 31 de janeiro, mas a adesão foi confirmada logo no início deste ano. 

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image